Steady-state é quando o corpo se encontra em homeostase, em equilíbrio com relação as suas principais funções – frequência cárdica, frequência respiratória, temperatura, fluxo sanguíneo para transporte de oxigênio e nutrientes, dentre outras.
Atividades realizadas por um longo período de tempo podem apresentar um equilíbrio (“steady-state”) entre a capacidade de geração de energia e a demanda decorrente da atividade muscular.
Homeostase e estado estável são condições que propiciam ao corpo um equilíbrio em repouso e em atividade física respectivamente. ... Já o estado estável é quando, em exercício, o corpo encontra a condição ideal ou estável para continuidade dos movimentos.
Na medida em que a intensidade de energia vai aumentando, na transição do exercício leve para o moderado e deste para o exercício intenso, os músculos vão desviando o combustível para o carboidrato, que tem um metabolismo mais rápido, porém apresentam reservas limitadas.
O cortisol aumenta proporcionalmente no exercício prolongado e extenuante16. Além da insulina, outro hormônio importante na modulação da lipogênese é o GH. Esse hormônio tem a capacidade de estimular a lipólise, aumento consideravelmente a massa muscular e promovendo a redução do tecido adiposo.
Metabolismo durante os exercícios aeróbios O metabolismo aeróbio é o método mais lento de produção de energia (incluir o oxigênio no processo de produção de energia envolve reações mais complexas e demoradas) e utiliza principalmente gorduras e carboidratos como fontes de energia.
O O2 é utilizado como medida da taxa metabólica, porque ele participa do metabolismo energético, ou seja, na oxidação dos carboidratos e outros combustíveis, para a produção de energia.
Os sintomas do metabolismo lento podem apresentar sinais como ganho de peso, fadiga e dificuldade em realizar tarefas simples. Outras mudanças físicas são pele seca, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Se alguém tem um metabolismo lento, pode ter sintomas como “ganho de peso, fadiga, pouca energia e dificuldade em completar tarefas simples”, esclarece o médico. “Pode ver alguns sinais físicos como pele seca, unhas quebradiças ou queda de cabelo.
Pessoas com metabolismo acelerado apresentam um maior gasto de energia, e por esse motivo, têm uma maior tendência para perder de peso. O contrário se passa com as pessoas com metabolismo lento, que por necessitarem de menos energia, tendem a acumulá-la, o que consequentemente leva a um aumento de peso.
Em geral, quem tem o metabolismo lento demora mais tempo para transformar as calorias em energia e, por conta disso, ganham peso mais facilmente. O metabolismo acelerado, por sua vez, faz com que a pessoa queime as calorias mais rapidamente, concentrando menos gorduras, de forma que fica mais difícil ganhar peso.
Medicamentos que emagrecem
7 alimentos que aceleram o metabolismo