As reações de substituição mais comuns com os alcanos são:
As reações de substituição são aquelas nas quais um átomo (ou grupo de átomos) da molécula orgânica é substituído por outro átomo (ou grupo de átomos). ... As reações de substituição ocorrem especialmente com alcanos, hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados) e com haletos orgânicos.
Verificado por especialistas. O produto principal é o 2-metil-2-cloro-propano (Alternativa E).
A halogenação é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um halogênio, geralmente cloro ou bromo. ... Geralmente, esse tipo de reação se processa com alcanos e hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados). Não pare agora...
A entrada de um cloro em um composto orgânica representa uma reação de monocloração. A monocloração desse composto ocorre no final do processo.
Na química orgânica, a reação de hidratação é uma reação química em que um grupamento hidroxila (OH-) e um cátion hidrogênio (um próton acidífero) são adicionados a dois átomos de carbono ligados entre si através de uma dupla ligação carbono-carbono, pertencentes ao grupo funcional alceno, formando um álcool, ou de uma ...
A hidrogenação de gorduras é uma reação química que consiste na adição de hidrogênio nas ligações duplas dos grupos acil insaturados. ... Na reação de hidrogenação, o hidrogênio gasoso, o óleo líquido e o catalisador sólido participam de um processo de agitação em um recipiente fechado.
A hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como “ácidos graxos trans” ou “gordura trans” (vocábulo = transversal que é resultado da reação química provocada pela adição do hidrogênio na gordura que ...
A hidrogenação catalítica é um dos processos químicos mais importantes dentro da indústria. ... O processo é considerado seletivo quando a adição de hidrogênio aos ácidos graxos mais insaturados prevalece sobre a hidrogenação dos menos insaturados, sendo mais seletivo com o aumento da temperatura de reação” ¹.
A interesterificação consiste em alterar a posição dos ácidos gordos nos triglicerídeos e tem grande vantagem sobre a hidrogenação pois não leva à formação indesejável dos ácidos gordos trans.
Esta reação de adição ocorre em alcenos e alcinos. Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens. ... É muito conhecida na indústria química de alimentos, servindo de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.
1. Adição de hidrogênio ou hidrogenação: Neste caso, a molécula de H2 é adicionada ao alcino com o uso de um catalisador, que geralmente são os metais níquel (Ni) em pó, platina (Pt) ou paládio (Pd).
Akospread™ NH 28 is available as a spread with an excellent stability against oil separation, a soft and creamy texture directly from the fridge. It is used for liquid and creamy confectionery spreads. It is available as non-trans fat and non-hydrogenated or low amount of saturated fatty acids.
Mas não se preocupe; hoje o processo industrial de produção da margarina é bem diferente. São feitas reações de hidrogenação (adição de hidrogênio) com óleos vegetais. ... Porém, com a reação de hidrogenação catalítica, essas ligações duplas são quebradas e transformadas em ligações simples.
Em relação aos alcinos, a estrutura mais simples que se pode apresentar é o etino, que apresenta nomenclatura usual de acetileno. Trata-se de uma molécula que possui dois átomos de carbono, ligados entre si por meio de uma tripla ligação, cada um fazendo mais uma ligação com um átomo de hidrogênio.
Nas reações de adição em alcenos, ocorre o rompimento da ligação pi entre dois carbonos e a consequente adição de dois novos átomos ou grupos à cadeia....Os fatores que favorecem o rompimento de uma ligação pi são:
Segundo a regra de Markovnikov, na adição de um haleto de hidrogênio a um alceno, ou na hidratação deste alceno, o hidrogênio do haleto ou da água liga-se ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla ligação, ou seja, ao carbono que possui mais ligações com o hidrogênio.