A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.
A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas e aeroportos. ... Tinta – componentes básicos: as tintas são compostas basicamente por: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos.
Benefícios para saúde; Respeito ao meio ambiente; Dispensam o uso de solventes. A diluição com água é um dos aspectos importantes; diferente da tinta à óleo que necessita solventes vegetais (terebintina) e minerais (white spirit) já constitui uma diferença radical.
A produção de tintas é efectuada através de um processo de mistura de matérias-primas. A mistura é feita em tanques agitadores e misturadores. O Misturardor é uma máquina rotativa destinada a promover a mistura de produtos em fase líquida.
Modo de preparo:
Misture bem para uma completa homogeneização da Tinta....Fórmula para preparar 100 kg de tinta acrílica:
Diluir a tinta corretamente e usar uma massa corrida de boa qualidade também ajuda. » Lixa de parede grana 220 ou 240 (se a parede estiver muito ruim, o recomendado são as lixas mais grossas, como número 80 ou 100). É bom comprar uma boa quantidade, pois elas se desgastam muito facilmente.
Acrescente uma massa de modelar líquida à tinta e misture. Use um pouco do produto para deixar a tinta mais espessa e as pinceladas mais expressivas. A massa fica branca quando seca e pode alterar a cor da tinta.
Tinta Branca Emborrachada: que a parede que você for pintar, for na verdade um muro, ou até mesmo fachadas, a tinta branca mais indicada é a emborrachada.
Balanceando claro, escuro, frio e quente
Se estiver usando um pigmento que se mistura melhor ao álcool, mas quiser que a tinta seque mais devagar, acrescente água depois de misturar o pigmento ao álcool. Usar água ou álcool demais vai diluir o aglutinante acrílico, portanto tome cuidado.
Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar para cobrir o rodapé. Tire o pó para que a fita grude melhor, e passe uma régua para garantir a aderência. E nada de lambança: comece pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé. Assim o pincel chega mais “seco” no chão.
Veja como fazer:
O método mais simples de converter tinta brilhante em fosca é revestir a superfície pintada com verniz acrílico. Então deixe a tinta secar completamente. Após a secagem, a cor das paredes uniformiza e adquire uma superfície fosca. Outro bom agente de fosqueamento de superfície é a gasolina refinada.
Misturar tinta fosca com semibrilho (ou semibrilho com cetim, ou fosca com casca de ovo, ou qualquer mistura) vai funcionar melhor se a mistura for muito bem feita. ... Não misturar completamente a tinta pode resultar em diferenças visíveis de brilho entre pinceladas e passadas de rolo.
Lave a área com uma mistura de água comum e água sanitária (na mesma medida), deixe agir por uma hora, enxágue e espere secar. Se achar necessário, repita até o ambiente estar pronto para receber a tinta Suvinil Pisos.
Para paredes com tinta comum, que não são laváveis, a dica é usar detergente neutro aplicando com um pano ou esponja macia umedecida, e sem fazer força ao esfregar. Apenas algumas gotas de detergente são suficientes. Depois, deixe a espuma agir por alguns minutinhos.
ACONTECE POR QUÊ: Foi aplicado o acabamento sobre superfície que apresenta alcalinidade (reboco mal curado, caiação, etc), que em presença de umidade (provenientes de chuvas, evaporação de umidade da parte interna da parede ou infiltrações) rompe a película da tinta propiciando a descoloração da superfície pintada.
tinta Látex PVA