O termo gauchada é popular em países como Uruguai, Chile e Argentina, embora seja neste último país que tem dado uma generalizada para o mesmo uso. Assim, quando alguém na Argentina diz isto ou aquilo me fez um gauchada ou quando alguém diz outra não faria o gauchada para retirar o meu filho da escola esta tarde, por exemplo, que se refere à será uma gentileza, a bondade, ou seja, os gaúchos da palavra na Argentina é usado como sinônimo de termos como um favor e bondade.
Enquanto isso, a origem deste uso remonta há vários séculos atrás, mais precisamente os tempos revolucionários da nação, em que o gaúcho sabia que possuem uma forte presença quando a luta pela independência. Era comum que os gaúchos para aqueles momentos pode receber os viajantes cansados e deve oferecer-lhes não só alimentos, mas também um lugar para descansar e passar a noite, obviamente, sem pedir nada em troca, então é o mesmo comportamento tipicamente gaúcho é que para favorecer ou bondade que começou a ser conhecido como gauchos clara referência a estes actos típicos dos gaúchos do interior.
Ao longo dos anos e séculos, o termo evoluiu para ser sinônimo com as palavras agradar e gentileza. Hoje, na Argentina, Chile ou Uruguai quando alguém fala sobre gauchada ele está se referindo a um favor feito ou pedir um favor.
Por favor, note que o gaúcho era um tipo de camponês típico precisamente as planícies da Argentina, sul do Chile, sul do Brasil e Uruguai. Eu sabia destacado por esta solidariedade mencionado, por ser um piloto habilidoso e o desenvolvimento de gado, de modo que é hoje em Argentina trabalhadores rurais dedicadas à pecuária são chamados gaúchos.