Heurística é a capacidade de um determinado sistema detém imediatamente para as inovações positivas para si mesmo e seus propósitos.
Esta capacidade é uma característica inerente ao ser humano, pois através deste indivíduos podem descobrir coisas, inventando muitos outros, resolver problemas através da criatividade e pensamento lateral, entre outras alternativas.
A enorme popularidade do termo é devido o matemático George Pólya, que através de várias propostas heurísticas derrubados em seu livro Como para resolver isso , tornou-se uma ajuda preciosa para os seus alunos quando as tarefas matemáticas. Entre outras coisas, Põlva, não é aconselhável que, no caso de não entender um problema, seria melhor para desenhar um diagrama sobre se o problema específico é abstrato, tentar passá-lo para um assunto específico, sem dúvida, exemplos, que ilustram melhor do que qualquer coisa que o conceito de heurística.
Como boa disciplina científica, Heurística é plausível de ser aplicada a qualquer ciência, incluindo o desenvolvimento da AIDS, regras, princípios, estratégias, programas, entre outros, para facilitar alternativas para solucionar problemas.
Heurísticas, então, é composta pelos seguintes elementos: princípios (sugestões para encontrar a solução: analogia e de redução), regras (ajudar a encontrar maneiras de resolver os problemas, os mais utilizados são: separar os dados que procuraram, mapeamento, diagramas, uso de números, problemas reformulando) e estratégias (o processo de resolução funcionais recursos organizacionais, podem ser de dois tipos: trabalho para a frente e trabalhar para trás).
No campo da psicologia, heurística é estritamente relacionada com a criatividade e é dito que é fundamental para orientar a tomada de decisões e para explicar como resolver um problema particular chegará a um julgamento ou . Geralmente é associado com o que neste contexto é chamado atalho mental. Um dos tipos mais comuns de atalho é o estereótipo, um indivíduo é julgado em relação, por exemplo, o grupo social a que pertence, mas é claro, esta questão pode nos fazer cometer erros ou más interpretações.