Na pele, pois o sangue não circula pelos capilares, sendo desviado diretamente das arteríolas para as vênulas.
Capilares são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada e pequeno calibre. Somados às artérias e veias, fazem parte da imensa rede de vasos que passa por todo nosso corpo, garantindo a circulação do sangue no organismo. A seguir falaremos mais a respeito dos capilares sanguíneos, suas características e funções.
Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (arteríolas, vênulas e capilares), geralmente com uma só camada. As veias e artérias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo.
Ela se ramifica e forma artérias menores que se distribuem ao corpo, elas se chamam arteríolas, elas se ramificam pelo corpo e viram menores ainda (microscópicas) e são chamadas de capilares, que irrigam os órgãos, e depois seguem em direção as vênulas e, em seguida, para pequenas veias, que desembocam na veia cava, ...
As artérias são compostas por três camadas distintas: uma interna (túnica íntima), uma média (túnica média) e uma mais externa (túnica adventícia). Elas possuem paredes mais elásticas do que as veias e ajudam a controlar a pressão sanguínea, enquanto as veias possuem válvulas para evitar que o sangue retorne.
As artérias apresentam como principal função a condução do sangue, rico em oxigênio e nutrientes, do coração para os tecidos do corpo. É importante destacar, porém, que as artérias também podem transportar o sangue venoso, como ocorre na artéria pulmonar, que leva o sangue do ventrículo direito para o pulmão.
O tronco da artéria pulmonar é a origem da Pequena circulação|circulação pulmonar. Se origina do ventrículo direito do coração, de quem recebe o (sangue venoso) que deve ser dirigido aos (pulmões) para oxigenação. Se divide em dois ramos, a arteria pulmonar esquerda e a artéria pulmonar direita.