Motores DC: São conhecidos por seu controle preciso de velocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características. ... Motores AC: A grande maioria das aplicações tem sua configuração mais econômica com a utilização de motores de indução de gaiola.
Quando falamos sobre motor elétrico de corrente alternada, eles consistem em dois componentes principais: um estator e um rotor. O estator é basicamente um anel de metal com fendas que prendem as bobinas de fio isolado em um núcleo de aço.
O estator é composto de bobina de pulso, bobina de luz e em modelos de motos mais antigas, possui bobina de força. “Juntamente com o volante tem a função principal de gerar energia para funcionamento da moto. O componente também gera uma tensão alternada para o regulador/retificador fazer a carga de bateria.
Em DIN NORMATIVO, o uso de terminais leva a letra U, V, W, que significa cabeça da bobina, e a letra X, Y, Z significa a bobina final.
se tiver quatro fios ligados em seu padrao de entrada posivelmente temos uma rede trifasica porem a mesma pode nao estar chegando em seu ap.
O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.
Percebe-se que cada tensão tem outro valor associado a ele. Por exemplo, na tensão 127/220V o valor 127 é obtido quando se mede a tensão entre fases R e o neutro; o valor 220V é obtido quando se mede a tensão entre R e S. Ou seja, o segundo valor é a tensão da linha da rede trifásica dividido pelo raiz de 3.
Para se ter 110v você usa fase A+neutro, e para se ter 220v, você usa fase B +fase +fase +neutro. Boa tarde, Para o 220v pode usar qualquer uma das 3 fases a diferença de tensão não vai alterar e nem prejudicar seus aparelhos.
220V e 380V
O importante é que esteja sempre de acima de 105 volts para tensão 110V, e acima de 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas. Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro.
Para você medir a corrente você deixará o multímetro em serie com a carga, no exemplo utilizamos uma lâmpada para realizar a medição da corrente. Então temos uma lâmpada com a tensão alternada de 127V tendo uma potência de 60 watts através do aparelho em série ele dará o resultado de 0.
A relação entre kW, kVA, kVAr é a mesma para qualquer triângulo retângulo. O kVA pode ser obtido tomando a tensão média para as 3 fases e a corrente média para as 3 fases, multiplicando-os e, depois, multiplicando novamente esse resultado pela raiz quadrada de 3 — que é 1,73 para um sistema de energia trifásico.
A tensão entre cada fase(440V) e o neutro é de 254V, pois a tensão entre fase e neutro de qualquer alimentação é V(fase) /1,73. Neste caso teremos: 440/1,73 = 254 V. O ramal trifásico de 440V deve ser ligado então a um auto transformador, que fornecerá a tensão trifásica em 220V.