O cortisol alto é causado pelo consumo de corticóides por período acima de 15 dias, ou pelo aumento da produção deste hormônio nas glândulas supra-renais, devido a estresse crônico ou algum tumor.
Conheça os alimentos que podem auxiliar no controle do cortisol:
1. Tenha uma alimentação balanceada
O que se descobriu é que a cafeína é melhor aproveitada quando consumida ENTRE os picos de cortisol, que acontecem: entre 9 e 11:30 da manhã, e entre 1 e 5 da tarde. Isso não quer dizer que você não pode desenvolver tolerância nesses períodos, mas que a cafeína será de fato usada para te deixar mais alerta e desperto.
Via alimentação é possível modular os níveis e os efeitos do cortisol, por meio do fracionamento adequado, refeições equilibradas em diversos compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, favorecendo o equilíbrio fisiológico e bioquímico do organismo.
A resposta ao estresse Quando seu corpo percebe qualquer tipo de ameaça, as glândulas suprarrenais ficam em movimento. Elas liberam tanto o cortisol quanto a adrenalina, que aumentam o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, tensionam os músculos e aumentam o foco.
Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea.