Papel do Estrogênio no Organismo O estrogênio é responsável pelo crescimento dos óvulos nos folículos e também por proporcionar um muco apropriado no período fértil. A baixa deste hormônio poderia trazer ausência do muco e colocar a mulher em dúvida sobre o seu período fértil.
Os ovários não liberam um óvulo por mês, como geralmente ocorre durante um ciclo menstrual. Problemas de ovulação podem ser causados pela disfunção da parte do cérebro e das glândulas que controlam a ovulação ou oriundos de disfunção dos ovários.
insuficiência ovariana: os ovários não liberam regularmente óvulos e não produzem estrogênio suficiente. menopausa precoce – quando a produção de óvulos é interrompida precocemente. doenças crônicas ou graves (diabetes, por exemplo) certos medicamentos (como estrogênios, progestinas e antidepressivos)
É possível menstruar sem ter ovulado? Não, a menstruação é o resultado de uma ovulação não fecundada. Se a mulher não ovulou, significa que não houve as alterações hormonais que estimulam a proliferação do endométrio. Portanto, se a mulher não ovula, ela não menstrua.
Esse tipo de corrimento é normal em algumas mulheres que apresentam corrimento mais espesso, especialmente durante a ovulação. No entanto, se o corrimento amarelado for acompanhado por um cheiro fétido ou outros sintomas como coceira na região genital ou dor ao urinar pode também ser indicativo de uma infecção.
A presença de corrimento amarelo geralmente é um sinal de infecção que ocorre, na maior parte das vezes, por alterações do pH da flora vaginal. Se a acidez da vagina estiver alterada, os microrganismo nocivos têm mais facilidade em penetrar no canal e se proliferar, causando infecções e desencadeando os sintomas.