Tratamentos do Mastocitoma em cães. O tratamento de Mastocitoma em cães depende da classificação do tumor. Há diferentes formas de tratamento, dependendo da presença ou ausência de fatores de mau prognóstico, recorrendo a técnicas cirúrgicas, de radio e quimioterapia (inibidores da tirosina quinase).
O mastocitoma é um dos tumores malignos mais diagnosticados em cães. Sua apresentação cutânea é mais frequente, principalmente na derme e tecido subcutâneo, mais pode ocorrer também em conjuntiva, glândula salivar, nasofaringe, laringe, cavidade oral, trato gastrointestinal e coluna.
Quando é diagnosticado um câncer no cachorro, alguns tratamentos podem ser indicados:
Punções e biópsias são, geralmente, as formas mais usadas para diagnosticar a presença do câncer no corpo de cachorros – no entanto, exames laboratoriais, histopatológicos e de imagem diversos também costumam ser requisitados para confirmar a presença e o nível de desenvolvimento da doença.
Quais os tipos de câncer em cachorro mais comuns?
A melhor forma de prevenção é através da castração precoce. Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias são as neoplasias mais frequentes, representando 50 a 70% de todos os tumores. Quando castrada antes do primeiro cio, uma cadela passa a ter menos de 1% de risco de desenvolver tumores de mama.
Alimentos liberados:
Você pode oferecer peixes e carnes como forma de fonte de gordura ao animal. Além disso, existem alimentos preparados especialmente para cachorros que podem oferecer uma quantidade recomendada de gordura ao cão com problema de fígado.
Alguns fatores podem estar relacionados ao surgimento do câncer de mama em cadelas como a ingestão de medicamentos hormonais. Principalmente anticoncepcionais ou suplementação. Animais que não são castrados são mais propensas a desenvolver a neoplasia.
Sintomas
A neoplasia mamária é considerada a segunda neoplasia que mais acomete os animais domésticos e a primeira neoplasia com maior acometimento das fêmeas. Em cadelas ela pode representar até 70% dos tumores e em gatas as neoplasias mamárias são o 3º tipo mais comum e 80% destes tumores são malignos.
“Nódulo mamário é o termo técnico para o que a população geralmente chama de caroço no seio, e é usado antes da confirmação do diagnóstico. Eles podem corresponder a alterações benignas da mama ou câncer. As alterações benignas são as mais comuns, principalmente se considerarmos as mulheres mais jovens”, declara.