Normalmente inicia-se o tratamento da piodermite canina com antibióticos sistêmicos (por exemplo: eritromicina, clindamicina, sulfa e trimetoprim, cefalexina, eritromicina).
Piodermite em cães: o que causa esse problema? Segundo a veterinária, qualquer doença interna predispõe ao aparecimento da piodermite canina, independente do seu tipo. Entretanto, as causas mais comuns associadas a esse quadro são doenças alérgicas, demodicose e doenças hormonais.
É uma infecção superficial da pele causada por bactérias chamadas estreptococos e estafilococos. Também conhecida como piodermite, pereba ou broto. Na maioria dos casos existe uma descontinuidade da pele (lesões de coçadura, picadas de inseto, feridas, etc.)
Em cães, a infecção bacteriana pode ser tratada com antibióticos, mas para determinar quais os antibióticos a administrar, o veterinário terá que levar a cabo um diagnóstico adequado.
“Consulte o seu médico veterinário sobre as opções de produtos disponíveis mais adequadas para a infecção. A Zoetis possui o Convenia, antibacteriano injetável usado para o tratamento de infecções de pele e urinária em cães e gatos, além de infecções de gengivas e tecidos periodontais de cães”, afirma Alexandre.
A cor normal da gengiva dos nossos patudos é rosada. Algumas raças de cães podem as gengivas pretas, sem qualquer problema ou alteração associadas.
Outro remédio caseiro para gengivite em gatos é a desinfecção da boca. Isto é feito com clorexidina a 2% ou com clorexidina em gel bioadesivo. Você pode molhar uma gaze com o produto e, utilizando os dedos, esfregar as gengivas e dentes do gato com muita delicadeza.
A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.
também é possível utilizar aditivos caseiros, como chás de erva-doce, hortelã, gengibre e salsa; refresque o hálito do seu bichinho misturando limão, menta ou hortelã à água que você for utilizar para fazer a higiene bucal.
O mau-hálito em gatos é bem comum, mas pode ser causado por diversos fatores. Geralmente está associado à má higiene oral, placas bacterianas (famoso “tártaro”) ou alimentação, mas também pode significar algum problema periodontal, estomacal, renal, entre outros.
Gatos e cães precisam de escovação dental e limpeza periódica de tártaro. O mau hálito não é normal e pode indicar problemas graves.
Afinal, como escovar dente de gato?
Para escovar dentes de gato, é necessário uma pasta de dente específica para pets, geralmente a mesma que pode ser usada para cachorros. “O atrito necessário para uma boa higiene pode ser obtido com escovas de dentes humanas ou veterinárias”, explica Mourino.
Pasta de dentes caseira para cães e gatos: Você vai precisar de um recipiente de vidro com tampa para armazenar e uma colher. Ingredientes: 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 2 colheres de sopa de óleo de coco....
ATENÇÃO: NUNCA USE PASTA DE DENTE DE USO HUMANO EM PETS. Gatos não conseguem cuspir, e o flúor presente nas pastas humanas, ao ser ingerido, causa intoxicação. Você pode potencializar o efeito da escovação usando um produto para higiene oral específico para pets, como o Aquadent.