A puberdade feminina tem início entre os 8 e 13 anos, sendo notado o aparecimento de mudanças no corpo devido ao aumento da produção de hormônios femininos, como estrogênio e progesterona.
O hipotálamo e a hipófise produzem diversos hormônios importantes para o funcionamento normal do corpo, atuando sobre diversos órgãos, incluindo rins, pele, tiroide e ossos. Dentre os hormônios liberados pela hipófise, estão aqueles que são responsáveis pelo processo da puberdade e agem sobre ovários e testículos.
É possível fazer uma estimativa grosseira da altura de adulto através de uma fórmula utilizando os valores das alturas dos pais, uma vez que a estatura final é determinada primariamente de modo genético.
Não tem muito como saber qual momento exatamente isso vai acontecer. Dá para se ter uma ideia baseado na idade em que a mãe menstruou, no grau de desenvolvimento dos caracteres sexuais e no aumento da quantidade de muco vaginal. Mas afirmar qual mês será, é muito difícil.
É durante a puberdade feminina que os seios começam a se desenvolver. Inicialmente, é notado um pequeno caroço sobre os mamilos que começam a ficar maiores e mais volumosos com o tempo, podendo os seios demorarem até 3 anos para se desenvolverem por completo.
Nutrição e saúde em geral: Nos Estados Unidos, atualmente, a puberdade começa cerca de três anos antes do que há um século. As razões provavelmente incluem melhorias na nutrição e saúde em geral.
Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Porto. Nefrologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Colégio de Nefrologia de Portugal.
As principais mudanças que acontecem na puberdade feminina são aparecimento de pelos nas axilas e na região genital, desenvolvimento das mamas, quadril mais largo e aumento da oleosidade da pele, sendo notado o aparecimento de espinhas. Conheça mais sobre a puberdade.
Devido às variações hormonais que têm início na puberdade, os órgãos sexuais femininos começam a se desenvolver, havendo aumento do útero e do comprimento do canal vaginal, além de mudanças na parte externa do órgão sexual.
O desenvolvimento normal da puberdade segue um padrão previsível de eventos. Estas mudanças físicas são descritas utilizando escalas de desenvolvimento, como o estagiamento de Tanner.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Conheça a Frida! Ela é um aplicativo desenvolvido para ajudar você com dicas e conteúdos sobre saúde da mulher.
As meninas apresentam o estirão puberal de crescimento no início da puberdade, enquanto que os meninos só irão apresentá-lo no final da puberdade.
As transformações físicas existentes na puberdade e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários são consequências da atuação dos hormônios sexuais produzidos pelas gônadas:
Ela abrange um amplo conjunto de modificações corporais e emocionais que ocorrem durante a adolescência, na transição entre a infância e a idade adulta.
Um pouco antes da gonadarca, ocorre um outro fenômeno, a adrenarca. A adrenarca se refere ao aumento de produção de androgênios pelas glândulas adrenais (suprarrenais). Os androgênios são um grupo de hormônios do qual a testosterona faz parte.
O mais comum é durar até o jovem completar 18 anos. No entanto, não é possível determinar o momento exato para o fim desse período, pois isso pode variar de acordo com fatores genéticos e ambientais¹.
Puberdade não é sinônimo de adolescência. A adolescência é o período da vida que vai dos 10 aos 20 anos. Começa com a puberdade, mas continua até à maturidade física e mental, acarretando mudanças fisiológicas e psicossociais.
A puberdade consiste no período da vida que marca a transição entre a infância e a fase adulta. Trata-se de um processo natural de maturação biológica que ocorre em meninos e meninas, sendo que, nessa fase, ambos vivenciam mudanças no corpo e também de natureza comportamental, psicológica e social¹.
Nas meninas, geralmente o primeiro sinal de puberdade é o aparecimento do broto mamário (telarca), entre 8 e 13 anos (média de 10,7 anos). No entanto, cerca de 10% das meninas apresenta o desenvolvimento de pelos pubianos (pubarca) como primeira manifestação puberal, também a partir dos 8 anos de idade.
14 anos
Eles começam a surgir com o aparecimento da puberdade, a qual costuma acontecer por volta dos 9 aos 12 anos de idade. Embora nem sempre sejam bem-vindos, os pelos na axilas existem por uma razão – descubra a seguir.
Os pelos localizados nessa região ajudam a diminuir a fricção, que se intensifica com o movimento dos braços. Nos nossos antepassados pré-históricos, as axilas produziam odores para atrair o sexo oposto. – Até hoje o corpo produz odor na região, "achando" que o fedor vai atrair o parceiro – afirma Dantas.
Existem diferentes tipos de métodos que podem ser utilizados para eliminar esses pelos, e vou explicar cada um deles de forma simplificada:
A depilação a laser é a única que tem como fazer parar de crescer pelos nas pernas e ainda proporcionar uma experiência de tratamento mais confortável. Por outro lado, encontrar o melhor laser e o mas confortável pode ser uma tarifa mais difícil.
Métodos de depilação definitiva
Pele lisinha: qual a melhor forma de remover pelos?
Para finalizar: Por que o açafrão faz os pelos caírem? O açafrão é uma fonte de energia térmica (calor). O bulbo capilar e seus aminoácidos são é sensíveis ao calor.
Da cera ao laser, conheça os métodos e as vantagens da depilação
Quando depilamos e arrancamos os pelos, eles demoram para crescer, principalmente se você depilou com cera. Enquanto isso, sua pele vai formando uma fina camada de queratina, uma proteína, bem em cima do folículo de onde o pelo sai.
O corpo humano possui cerca de 5 milhões de pêlos, 150 000 deles na forma de cabelos. Eles são renovados a cada quatro anos, em média. Os cabelos de fios finos crescem cerca de 2,5 centímetros a cada dois ou três meses.
Algumas pessoas produzem geneticamente mais testosterona do que as outras. E esse é o hormônio responsável pelas diversas mudanças que ocorre no corpo do homem, como o aumento de pelos, principalmente durante a puberdade.
A pele é o maior órgão do corpo humano Mede quase 2 m2 e pesa aproximadamente 4 kg.