As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
Os principais fatores de risco da pneumonia são:
A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
A infecção pulmonar pode ser causada por fungos, vírus e bactérias que podem entrar no organismo por meio da inalação de gotículas respiratórias que são liberadas durante a tosse, espirro ou fala de pessoas que estão infectadas por esses microrganismos.
A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.
Nesse caso, a pneumonia não é contagiosa. Entretanto, se for resultado de infecções virais, pode sim passar de pessoa a pessoa através do ar e do contato com secreções de pacientes contaminados, por meio da tosse, espirro e saliva. Mas não é fácil ser vítima da pneumonia contagiosa.
Pneumonia vírica A causa mais comum de pneumonia viral ou vírica é a provocada pelo vírus Influenza A (O vírus Influenza é o causador da gripe e é classificado em A, B e C), que ocorre predominantemente nos meses de inverno.
Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.
É normal e comum que, mesmo após o tratamento correto da Pneumonia, o paciente ainda sinta ''fraqueza'', ou algum tipo de cansaço que podem demorar até uns 30 dias para desaparecer. Se os exames mostram que a infecção foi controlada não há por que se preocupar, apenas siga as recomendações de seu médico.
Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo. Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático.
Para tratar e curar a pneumonia é importante aumenta o consumo de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, como atum, sardinha, castanhas, abacates, legumes e frutas, como laranja e limão, por exemplo, pois assim é possível fortalecer o sistema imune e acelerar o processo de recuperação.
Chás para pneumonia
Como tratar a pneumonia? O tratamento da pneumonia requer o uso de antibióticos, e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar para pneumonia pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia.
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento
Suco especial para limpar e recuperar os pulmões INGREDIENTES 1 maço de agrião 1 pepino 1 nabo 3 cenouras médias 1 dente de alho Suco de 1 limão espremido na hora Meio copo de água MODO DE PREPARO Bata os ingrediente no liquidificador. Quando estiver tudo bem liquidificado, coe o suco e tome na hora.
Chá de gengibre O gengibre é uma raiz que possui constituintes, como o gingerol ou shogaol, com potente ação analgésica e anti-inflamatória que ajudam a reduzir bastante qualquer tipo de dor, especialmente a dor muscular e o mal-estar geral de quadros como gripe, resfriado ou pneumonia, por exemplo.
Para que sejam mais eficazes, podem ser adoçados com mel porque este ingrediente também ajuda a eliminar os vírus e bactérias do organismo....Remédios caseiros para Tosse com Catarro.
Por isso, não basta parar de fumar, o efeito dela pode durar anos – é necessário, repetimos, desintoxicar o organismo....Para fumantes e ex-fumantes: estes alimentos vão expulsar a nicotina do seu corpo!
Xarope de mel com agrião, xarope de verbasco e anis ou xarope de alteia com mel são alguns remédio caseiros para a expectoração, que ajudam na eliminação do catarro do sistema respiratório.
Comece sua Low Carb orientada por profissionais!
Os sintomas da pneumonia aspirativa, geralmente, incluem:
A suplementação com vitamina D pode ajudar no tratamento da tuberculose pulmonar, uma infecção bacteriana contagiosa.
Sete maneiras de aumentar sua capacidade pulmonar
Para aumentar a concentração do nível de oxigênio no corpo e prevenir doenças, basta seguir algumas dicas básicas, como: beber bastante água para auxiliar a circulação de sangue; praticar exercícios físicos aeróbicos; respirar adequadamente de maneira lenta por cerca de 12 minutos, a partir do diafragma e pelo nariz; ...
Esses incluem: parar de fumar; evitar o fumo passivo em lugares onde outras pessoas fumam; manter uma dieta saudável com muitas frutas e vegetais; fazer exercícios regularmente. O exercício regular também pode melhorar os níveis de saturação de oxigênio de forma sistêmica.
Confira os principais exercícios para respirar melhor
Para relaxar: 5 exercícios de respiração que ajudam a acalmar a mente
4 alimentos que vão te ajudar a melhorar a respiração!
Veja abaixo como realizá-los:
O método Lotorp, desenvolvido na Suécia, é a técnica de massagem mais famosa para melhorar a respiração. A massagem Lotorp libera a tensão dos músculos responsáveis pela respiração, ajudando o paciente a expelir o ar de dentro dos pulmões.