“Os homens das cavernas dormiam na terra e deitados na pedra, e moravam dentro da caverna. ... Os homens das cavernas usavam grandes pedras para serem as portas da caverna. Eles desenhavam nas paredes com pedras para contar como foi a caça. Eles caçavam com pedra, faziam machadinha com pedra e pau.
a) Por que os homens das cavernas dormiam amontoados? b) Cite dois hábitos dos homens primitivos nesse período da pré-história. resposta da questão 11: a)Eles dormiam amontoados para se protegerem do frio e se manterem aquecidos.
Os homens das cavernas, com seu cérebro rudimentar, deviam se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão mais refinada. ... Essa civilização foi a primeira a usar o sistema pictográfico (escritas feitas nas cavernas, com tintas).
A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo. O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.
[1] A evidência para o uso controlado do fogo pelo Homo erectus, por volta de 400.
As primeiras expressões significativas de edificações modernas no Brasil foram executadas em casas destinadas à classe média, como o conjunto de operários da Gamboa de 1932, no Rio de Janeiro, dos arquitetos Gregori Warchavchik e Lúcio Costa.
Resposta: À medida que o tempo foi passando, os homens melhoraram suas cavernas, passaram a construir abrigos com outros materiais, pois aprenderem a lidar e a aproveitar melhor os recursos da natureza, como as pedras, os ossos, os galhos, as folhas das árvores e as palhas.
O homem da pré-história, principalmente o homem do período neolítico, abandona as cavernas e começa a construir sua morada; posteriormente denominada Nuragues e Dolmens. ... Os Dolmens são construções que também fazem parte do período neolítico. Essas tinham características bem diferentes das construções Nuragues.