Misture a argila com água, mas de forma que fique muito líquida, deve formar uma massa consistente. Para que você possa começar a modelar a peça é necessário que ela esteja num ponto maleável e firme ao mesmo tempo. Porém, a argila não pode estar rígida porque isso impede que ela seja amassada com facilidade.
Método 1 de 3: Moldando a argila com as mãos
Para unir dois fragmentos de barro um pouco secos, precisa de fabricar "barbotina", é uma mistura de pó de argila diluído em água, que funcionará como cola. Pode ser feita em casa facilmente, desfazendo barro seco num recipiente com água. Mexa até que se pareça com um iogurte espesso.
Pré-aquecer, por cerca de 5 minutos, um forno a 95ºC. Colocar a peça de argila em uma assadeira. Quando o forno estiver aquecido, colocar a peça. Deixe a porta do forno um pouco aberta.
Como amolecer argila
Para fazer com que a argila volte a ficar mole, você pode fazer alguns procedimentos: repor os materiais que ela perdeu, bater e amassar, esquentar, adicionar um pouco de água, mas sempre tomando muito cuidado com as quantidades adicionadas.
Adicione, aos pouquinhos, água filtrada em uma colher de sopa de argila verde até formar uma pasta. Aplique a mistura de argila em toda região do rosto exceto boca e região em torno dos olhos e deixe-a até que ela seque (em torno de 20 minutos). Retire a argila com água morna e seque.
É possível cozer a argila plástica em aproximadamente 30 minutos em fogo baixo, preferencialmente, em um forno de convecção. As ideias tradicionais desaconselham aquecer o material no micro-ondas. No entanto, tomando os devidos cuidados para manter a argila úmida, é possível aquecê-la no micro-ondas de forma segura.
O método convencional, chamado bi queima, utiliza mais tempo e energia porque depende da queima do corpo cerâmico sem esmalte, numa primeira fase, e de uma nova queima, depois que o material passa por um processo de esmaltação. Com esse procedimento em fases o processo de produção demora no mínimo 18 horas.
Esfregue o vaso com uma escova para tirar a sujeira mais grudada. Use uma escova de cerdas duras e passe-a em vaivém com cuidado na superfície da argila. Não use escovas com cerdas de metal, pois elas podem arranhar o vaso e deixar marcas na argila.
Dobre uma folha de papel-manteiga ao meio, formando uma tendinha, e coloque-a sobre a peça para evitar que a argila queime. Tome cuidado para que o papel não encoste na fonte de calor do forno. Asse a argila por 30 a 45 minutos para cada 0,5 cm de espessura.
Armazenar a terra em vasilhames não oxidáveis, de preferência de louça, vidro ou madeira. Nunca armazenar a argila em vasilhas de metal ou plástico; Para melhor conservar a argila, recomenda-se colocá-la ao sol uma vez por semana e, ao retirá-la do vasilhame, usar uma colher de pau.