"O plantio em vaso das ervas é basicamento o mesmo. Em um vaso com furo, coloca-se argila expandida e areia para drenagem. Depois, adicione terra preparada e adubada até metade do vaso, plante a muda e complete o vaso com terra", ensina Nô.
Como plantar melissa Corte a erva-doce a 2,5 centímetros do solo, altura que permitirá à planta rebrotar. Para colher as sementes, quando as flores estiverem marrom, chacoalhe firme o caule. Embaixo da planta, coloque uma tigela ou um tecido. Em seguida, deixe as sementes secarem e armazene-as em local fresco e escuro.
A erva-doce, também conhecida como anis-verde, anis e pimpinela-branca, é uma planta medicinal da família Apiaceae que tem cerca de de 50 cm de altura, sendo composta por folhas fendidas, flores brancas e frutos secos contendo uma só semente, de sabor adocicado e aroma intenso.
As sementes devem ser plantadas diretamente no jardim, próximo à última frente fria da primavera.
Início da colheita A colheita do funcho-de-florença ocorre cerca de 80 dias do plantio. É importante não haver inflorescências na planta para evitar o amargor da erva. O corte deve ser feito a 2,5 centímetros do solo, para estimular o rebrote da erva-doce.
Como armazenar Lave somente na hora de usar – se estiver com terra, limpe com um pano úmido, ou papel toalha, antes de guardar na geladeira. Envolva os bulbos em papel toalha e guarde num saco fechado na parte menos fria da geladeira, de preferência na geladeira.
“Contém ainda vitamina C, antioxidante que dá ao organismo maior resistência contra infecções, além de combater os radicais livres”, alerta Gabriela Zugliani, nutricionista. Para obter todos esses benefícios, o indicado é consumir, no máximo, 3 xícaras de chá de erva-doce por dia.
É possível ingerir o caule, as folhas e as sementes da erva doce. Ela pode ser consumida em saladas, sucos, sopas, molhos e chás.
Modo de preparo
São muitos os benefícios que o chá de erva-doce promove à saúde, graças às suas propriedades, que são: diurético, anti-inflamatório, antiespasmódico, relaxante, estimulante, antioxidante, antirreumático e vermífugo.
Benefícios do chá de erva doce
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
Camomila A camomila é a melhor escolha quando se trata de chás que ajudam você a descansar melhor.
O chá de Camomila com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.
O chá de Camomila com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.
Chá de erva-doce com camomila Tanto a camomila quanto a erva-doce são calmantes, por isso a mistura também é excelente para quem está sofrendo com a ansiedade.
Camomila Quem sofre com insônia e ansiedade pode se beneficiar ao tomar uma infusão de camomila antes de deitar. A planta contém uma substância que exerce um efeito calmante no sistema nervoso, ajudando a dormir. Ela é bastante indicada para acalmar, diminuir a ansiedade e aliviar o estresse.
Como usar a camomila Recomenda-se não ingerir mais do que três xícaras do chá por dia.
Não há um horário-regra para tomar o do chá, embora provavelmente seja melhor consumi-lo uma hora antes de ir para a cama. Criar um hábito de beber chá à noite é sinônimo de desenvolver conscientemente um ambiente que sinaliza à mente e ao corpo que a hora de dormir está se aproximando.
Os estudos mostram os efeitos dos chás. A camomila, por exemplo, tem propriedades digestivas, sedativas, anti-inflamatórias e analgésicas. No entanto, em doses elevadas, pode provocar paralisia dos músculos lisos do aparelho digestivo, útero e bexiga.
Enquanto metade recebeu cuidados clássicos para o período, a outra parte tomou chá de camomila. Em apenas duas semanas, a turma que investiu na bebida demonstrou uma melhora na qualidade do sono.
O chá de camomila é uma bebida popularmente conhecida por seus benefícios para a saúde. Muitos dos estudos relacionados à camomila apontam potenciais benefícios do chá da planta, como acalmar, melhorar a digestão e a saúde da pele, entre outros.
Modo de preparo
Mas você pode escolher uma opção mais adocicada, como é o caso do de camomila ou de erva doce. Outra opção é preparar o leite e, a partir dele, fazer a infusão do chá. Nesse caso a bebida fica um pouco mais consistente, já que o líquido é mais denso. Você também pode adoçar a mistura como preferir.