Em geral, o termo "inefável" pode ser utilizado para caracterizar sensações, sentimentos, conceitos, aspectos da realidade ou entidades que, pela sua natureza ou grandeza, não podem, ou não devem, ser transmitidos ou descritos pela linguagem humana, embora possam ser conhecidos de forma interior pelos indivíduos.
De maneira indescritiva e maravilhosa: inefavelmente triste; inefavelmente belo. Etimologia (origem da palavra inefavelmente). Inefável + mente.
Significado de inefável: Que não pode ser explicado, nomeado, nem descrito. Que as palavras não...
Na ciência do desenvolvimento humano, a resiliência tem um significado amplo e diversificado, o que inclui a recuperação do indivíduo após experiências traumáticas, a superação de desvantagens para alcançar o sucesso, e a resistência a situações estressoras para cumprir tarefas cotidianas.
Os fatores de resiliência
Já está claro que resiliência é fundamental para a aprendizagem, mas para desenvolver essa mentalidade, é preciso esforço e mudança de atitude. ... Dentre tais habilidades, resiliência foi destacada exatamente por permitir a alunos e professores lidar com o estresse inerente às transformações dos novos tempos.
A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação.
Resiliência é a capacidade de enfrentar e prosperar diante de dificuldades, desafios e adversidades. Perseverar e se adaptar às mudanças é, mais do que uma qualidade, uma atitude que pode ser ensinada e aprendida.
No campo do desenvolvimento psicossocial, o termo resiliência representa a capacidade de o ser humano recuperar-se mesmo num ambiente desfavorável, cons- truir-se positivamente, utilizando as forças que lhe advêm do enfrentamento das adversidades.
Como ensinar resiliência na prática. Otimismo: mostre aos estudantes que é sempre importante ver as situações, por piores que pareçam, pelo lado positivo. Só assim é possível pensar em soluções para resolver um problema. Solidariedade: as crianças precisam perceber desde cedo a importância de ajudar as outras pessoas.
Ensinando a resiliência infantil
Uma criança resiliente é bastante consciente de seu potencial, mas também de seus limites. Como é lógico, a criança ainda não desenvolveu 100% de sua capacidade psicológica, mas é capaz de discernir até onde pode chegar e até onde não. Conhece bem a si mesma, sabe de seus defeitos e traça metas alcançáveis.