Praticamente todos os hormônios de plantas interagem com a bomba de prótons de membrana plasmática. A auxina ativa a enzima em células em crescimento, promovendo a elongação celular (Brummel e Hall, 1987). Peng et al. (2003) verificaram que o ácido abscísico ativou fortemente a H+-ATPase do tipo P em frutos de maçã.
As células-alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem a resposta característica da ação hormonal.
Hormônios são tradicionalmente definidos como substâncias produzidas por glândulas endócrinas que são liberadas na corrente sanguínea e atuam sobre tecidos-alvo, ligando-se a receptores específicos.
Os hormônios que possuem seus receptores na superfície externa da membrana plasmática das células-alvo, costumam exercer seus efeitos, pela alteração da permeabilidade da membrana, ou pela ativação de enzimas, a adenilciclase e a guanilciclase produzindo AMPc e GMPc respectivamente, conhecidos como “segundos ...
A regulação endócrina é realizada por meio de um mecanismo denominado retroalimentação ou feedback, pelo qual o nível de um hormônio no sangue determina a estimulação ou a inibição da atividade de determinada glândula.
Controle Hormonal A liberação de hormônios por um órgão endócrino com frequência é controlada por outro hormônio. Quando o resultado consiste na estimulação da liberação hormonal, o hormônio que exerce esse efeito é denominado trófico, como no caso da maioria dos hormônios produzidos e liberados pela adeno-hipófise.
No sistema genital feminino, os ovários são estimulados por um hormônio produzido pela placenta, chamado de gonadotrofina coriônica humana (HCG), e começam a funcionar ainda na fase embrionária. O HCG é um hormônio muito semelhante ao hormônio luteinizante (LH).
O sistema endócrino é responsável pela produção dos hormônios que são secretados no sangue. Eles percorrem o corpo até encontrar as células-alvo, aquelas nas quais vão agir. Por meio de receptores, se acoplam nessas células e iniciam suas funções de inibir ou estimular funções metabólicas.
Sinais de distúrbios hormonais Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.
O excesso hormonal pode ocorrer em virtude de causas endógenas, distúrbios de produção glandular em que os hormônios são produzidos em excesso pelo organismo, ou por causas exógenas, relacionadas ao uso indevido de medicamentos ou reposições hormonais em doses inadequadas.
Como identificar distúrbios hormonais?
A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.