Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio.
As sensações proprioceptivas podem ser divididas em dois subtipos: sensação de posição estática, que significa a percepção consciente da orientação das diferentes partes do corpo relacionadas entre si, e sensação de velocidade de movimento, também chamada de cinestesia ou propriocepção dinâmica.
Toda a superfície da pele tem receptores sensitivos, que captam sensações térmicas, mecânicos ou dolorosos. Os receptores sensitivos podem ser terminações nervosas livres ou terminações fechadas no interior de uma cápsula, formando os corpúsculos sensitivos.
Os receptores sensoriais são pequenas estruturas formadas por células nervosas, responsáveis pela captação e conversão de estímulos internos e externos em impulsos nervosos. Captam vibrações sonoras e as transformam em impulso nervoso. ...
Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.