Para quem não sabe, a utilização de acentos vem da Grécia antiga. Sua finalidade era indicar a sílaba tônica e também marcar os fonemas aspirados. É óbvio que os gregos não necessitavam dos acentos para falar corretamente o seu próprio idioma. O brasileiro também não precisa saber escrever para poder falar o Português.
Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. ... Acento gráfico: os acentos gráficos são três: o agudo (´), grave (`) e circunflexo (^), ele é caracterizado por marcar graficamente as sílabas tônicas.
Em ju-í-zes, o i forma hiato com a vogal anterior (u) e só recebe acento porque a palavra está no plural; em juiz não há acento porque o i está seguido de z na mesma sílaba.
Vamos direto ao assunto: juiz não tem acento e o motivo é simples: nenhuma palavra terminada com a letra Z leva acento ortográfico. Além disso, as letras “ui” formam hiato e quando acompanhadas de Z não são acentuadas. ... Ademais, trata-se de um hiato em palavra paroxítona contendo somente a vogal na sílaba (ju-í-zes).
Ruína é acentuada porque quando a vogal "i" ou "u" for tónico e formar um hiato com a vogal anterior ela receberá acento.
País tem sua origem na palavra francesa pays, derivada da palavra em latim pagensis. A sua acentuação fica justificada devido à regra que afirma que deverão ser acentuadas as vogais i e u tônicas que formam hiato com uma vogal da sílaba anterior, quer estejam ou não acompanhadas da consoante s.
Pais e pais - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Existe alguma forma de distinguir a palavra pais (como sendo o pai e mãe) do plural de pai (pais). Por exemplo, na seguinte frase: "Os pais dos empregados são licenciados." Que pais são estes?
Plural: países. Plural: países. Ver também resposta à dúvida: acentuação de raiz, raízes e país.
Como se fala em ingles: mãe= pai= irmão= irmã=
Sem hífen? Sem hífen. Papai e mamãe é livre e solta como paixão de adolescente.
substantivo feminino Forma carinhosa e afetiva para chamar a mãe; mãe, mamã. Etimologia (origem da palavra mamãe).
Confira como estimular o bebê a falar:
Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.
“Ultrapassando os seis meses de idade, os bebês começam a produzir balbucios gerais, sílabas bem formadas”, disse Oller. “Os pais não tratam esses sons iniciais como palavras; quando as sílabas gerais começam a aparecer, os pais as reconhecem como abertas a discussões”.
O feto escuta os movimentos dos órgãos maternos. A batida do coração da mãe gera ruídos que podem alcançar 95 decibéis. Tanto barulho quanto o de um helicóptero em pleno voo. Por isso, com apenas 3 dias, o bebê reconhece a voz da mãe e, em 20, emite sons em resposta ou vira a cabeça em direção ao barulho.
Podemos considerar “palavra” tudo aquilo o que tiver atribuído a um significado. Nesse sentido, o bebê pode falar as suas primeiras palavras a partir dos 10 meses, que geralmente consistem em “mamãe” e “papai”. Mas ele já começa a emitir sons e a experimentar a língua muito antes disso.