– A área do canteiro de obra deve ser dotada de iluminação externa adequada e neles, inclusive nas áreas de vivência, deve ser previsto escoamento de águas pluviais. – É preciso delimitar a rota de tráfego dos caminhões e, se possível, reservar um local apropriado para o estacionamento de visitantes.
Então, confira a seguir 10 dicas que podem ajudar você a construir o canteiro, mantê-lo em ordem e ainda aumentar sua eficiência:
O primeiro passo é executar o layout do canteiro de obras, ou seja, fazer a disposição física de pessoas, equipamentos e materiais da maneira mais eficiente possível. É um mapa de trabalho que possibilita reduzir ao mínimo as operações dentro do local da construção.
São classificadas como áreas operacionais: escritórios, portaria, almoxarifado, depósitos, centrais (de concreto, argamassa, armação, marcenaria etc.) Os canteiros podem ser classificados em três categorias principais: Restrito – É o mais usual em áreas urbanas.
Tipo mais comum em áreas urbanas, o canteiro de obras restrito costuma ter um formato retangular. Caracteriza-se principalmente pela delimitação de uma área cercada por tapumes ou muros, com um portão que dá acesso ao local.
Canteiro de obra é “a área do trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra”; Já frente de trabalho é “a área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra”.
Manter um canteiro de obras organizado e fluido aumenta a segurança, a produtividade do trabalho e ainda diminui o desperdício. Tornando a obra mais eficiente, ao mesmo tempo em que se economiza nos gastos e se mantém fiel ao cronograma planejado.
É importante entender que a logística de canteiro de obras é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. Ou seja, é a parte que planeja, implementa e controla o fluxo de matérias-primas, materiais, produtos, serviços, mão de obra e informações com máxima eficiência.
O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Essa pode ser a dúvida de milhares de pessoas. A área de vivência são instalações provisórias instalados nos canteiros de obras com a finalidade de oferecer aos trabalhadores melhores condições no exercício da tarefa e locais adequados para suprir cada uma de suas necessidades pessoais.
Saber organizar a logística do canteiro de obras posicionando equipamentos, mão de obra e matéria-prima da maneira mais eficiente possível é fundamental para reduzir os fluxos, garantindo que os materiais cheguem às mãos certas com rapidez e no momento correto.
De acordo com a NR-18, no quarto requisito (18.
24.
A Norma Regulamentadora 24 do Ministério do Trabalho e Emprego disciplina preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a proteção à saúde dos trabalhadores.
A NR 25 é uma norma regulamentadora criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de proteger a segurança e a saúde do trabalhador através da destinação adequada dos resíduos industriais. ... A NR 25 está em harmonia com a lei que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.
A NR-21 é uma norma regulamentadora que define parâmetros de segurança e saúde para os trabalhadores que desempenham suas atividades ao ar livre, como os profissionais da construção que atuam nos canteiros de obras (locais sujeitos a acidentes e insalubridade).
Qual a interface da NR 25 com as demais NRs? ... A preocupação principal desta NR é garantir a proteção dos trabalhadores sobre os efeitos provocados pela exposição aos produtos químicos e biológicos presentes nos resíduos industriais e hospitalares tóxicos, dentro do campo da higiene ocupacional.
Dentre as NR's, a NR-25 que trata sobre Resíduos Industriais, estabelece medidas preventivas que as empresas devem seguir desde a geração até o destino final a ser dado para os resíduos industriais gerados nos processos de produção de modo a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, como também, assegurar ...