EQST

Quais Seriam As Razes Do Povo Brasileiro?

Quais seriam as raízes do povo brasileiro?

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.

Como os intelectuais do século XIX pensavam a construção da identidade brasileira Segundo esses intelectuais qual era o papel das pessoas negras nesse processo?

Resposta. a) Segundo os intelectuais do século XIX, parece que os negros são aceitos como uma parte inevitável da construção da identidade brasileiro, ainda que não desejável. Portanto, para amenizar a insatisfação com uma sociedade constituída por afrodescendentes, deveria haver uma miscigenação maior com brancos.

Porque até o século 19 não existia de fato uma nação brasileira e como se deu a construção da nação brasileira?

Resposta. Resposta: No momento da chegada da corte portuguesa, em 1808, não existia unidade no Brasil. Em outras palavras, a população não possuía um sentimento de nacionalidade e de patriotismo; e não existia unidade nem em relação às questões territoriais.

Qual é a nação do Brasil?

O Brasil é um Estado que está localizado em um país na América do Sul e é formado por uma Federação de entidades subnacionais, que são os estados-membros, cada um com a sua própria cultura. Assim, caracterizam-se como “mini nações” que, juntas, formam o que chamamos de nação brasileira.

Como surge a nação?

É a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Porque a identidade de uma nação é baseada na sua história?

Resposta. Resposta: Dependendo dos colonizadores, da cultura indígena já presente no local, de uma cultura pré estabelecida e todo esse processo de mistura entre nativos e colonizadores se constrói uma identidade cultural local, um DNA daquele espaço.