A IMPORTANCIA DA BIOÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA Introdução A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de ...
Sendo assim, é muito importante que o Nutricionista não use roupas curtas, decotadas, chamativas ou transparentes. Não precisa estar antenada à "última moda em Paris", e nem gastar uma grana com suas roupas. O importante é que você saiba que suas roupas causam uma impressão, uma ideia na mente do #paciente.
O desafio bioético atual é tanto no sentido de ampliar a participação e a capacitação da comunidade para adoção de estilos de vida saudáveis e preservação do meio ambiente, como ampliar seu poder decisório sobre as políticas de saúde públicas.
Temos lucidez de que a ecologia não é apenas um tema qualquer, é sob a ótica da bioética que podemos fecundar o debate, porque a crise ecológica gera consciência de que os seres humanos fazem parte do ambiente e que a luta pela justiça exige também uma luta ecológica (OLIVEIRA, 1998).
A bioética pode ser uma importante ferramenta para análise do atual modelo de desenvolvimento de forma que possa atender as necessidades da atual geração, e permitir a sustentabilidade para as futuras gerações (BRAÑA, GRISÓLIA, 2012).
A Bioética tem a responsabilidade de alertar a sociedade da realidade existente no mundo da Biotecnologia. Não nasceu com a ideia de proibir o desenvolvimento genético, mas nasceu com o princípio de ter ética, no desenvolvimento da manipulação genética.
A legislação de Biossegurança engloba apenas a tecnologia de Engenharia Genética — que é a tecnologia do DNA ou RNA recombinante — estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), para permitir o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna. ...
A ORIGEM DO CONCEITO - A lógica da construção do conceito de biossegurança, teve seu inicio na década de 70 na reunião de Asilomar na Califórnia, onde a comunidade científica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade.
“Bioética: assegura que as questões e os desafios de natureza ética vinculada à biotecnologia sejam considerados na Política de Desenvolvimento da Biotecnologia” e a “Biossegurança: garante segurança à saúde humana e ao meio ambiente em observância a Convenção sobre Diversidade Biológica e à Lei Biossegurança”.
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é uma instância colegiada multidisciplinar, integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e de assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança ...
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é uma instância colegiada multidisciplinar, criada através da lei nº 11.
A instituição que se dedique ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial que utilize técnicas e métodos de engenharia genética ou realize pesquisas com Organismos Geneticamente Modificados – OGM e seus derivados deverá criar uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).
O presidente da CIBio será nomeado pelo Responsável Legal da instituição através da escolha entre um dos membros especialistas da CIBio. A CIBio será composta por especialistas nas áreas de atuação da entidade. É recomendado também que uma pessoa leiga seja incluída.