O contator é um dispositivo eletromecânico (assim como um relé) que permite o acionamento de cargas a partir da polarização de uma bobina. Dessa forma, é possível realizar o acionamento de cargas trifásicas a partir de um acionamento monofásico, realizando a comutação de sinais completamente isolados entre si.
Significado de Selo Pequena peça de metal ou carimbo que serve para demonstrar a autenticidade de documentos; sinete; chancela. ... [Figurado] Indicador de marca, distinção, sinal: o selo da epidemia marcava o castelo. Etimologia (origem da palavra selo). Do latim sigillum, selo.
O que é um botão pulsador Note que, por ser um botão pulsador, ele não retém o contato na posição após ser pressionado. Para o contato de selo, será utilizado um botão vermelho normalmente fechado, para desligar o circuito, e um botão verde normalmente aberto, para ligar o circuito.
Ligação dos cabos 1 e 2, já preparado. Do contato normalmente aberto 18 do relé temporizador, vamos ligar o cabo 3 ao contato A1 do contator. Do segundo polo do disjuntor, vamos ligar o cabo 4 ao A2 do relé temporizado, e derivar para o A2 do contator. Ligação dos cabos 3 e 4, já preparados para finalizar o comando.
Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. ... Os contatos de potência, geralmente são apresentados em grupos de 3, devido ao seu emprego comum no comando de motores elétricos do tipo trifásico.
Sua função principal é o seccionamento das 3 fases do sistema trifásico de alimentação permitindo com que o contator atue como um interruptor para o motor elétrico por exemplo. Assim podemos ter o controle da alimentação pelo simples fato do contator ser acionado ou desacionado.
Qual a diferença entre contator de força (potência) e contator auxiliar? Os contatores de força são equipamentos desenvolvidos para manobra de circuitos de força, cargas resistivas ou indutivas. ... Os contatores auxiliares tem como única função manobrar circuitos de comando, intertravamento e sinalização entre outros.
Os contatores permitem que, a partir de um comando elétrico, se efetue o fechamento ou a abertura de um circuito de potência. ... Os melhores contatores vendidos atualmente no mercado têm sua vida útil em torno de 5 milhões de ciclos, enquanto os de qualidade inferior têm uma vida útil ao redor de 1 milhão de ciclos.
Nos relés e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina. Segundo dígito: indica se o contato é do tipo NF (1 e 2) ou NA (3 e 4).
Os contatores auxiliares são utilizados para complementar os comandos elétricos de uma máquina. Eles possuem vários contatos que suportam baixa corrente e que podem ser contatos normalmente abertos, contatos normalmente fechados ou ainda combinações destes dois tipos de contatos.
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Trataremos a seguir das principais características técnicas para podermos dimensionar uma partida de motor elétrico trifásico....Link:
Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado 2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].
* válidos para motores WEG W22 em regime S1 e fator de serviço igual a 1.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Resposta. Aguenta 220 volts, que são 4.
Passo 1
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança. 5.
Mas o disjuntor correto para utilizar no chuveiro elétrico deve ser o minidisjuntor que atende a norma DIN (Deutsches Institut für Normung) ou os famosos disjuntores pretos, que atende pela norma NEMA (National Electrical Manufacturers Association).
Esse valor também pode estar listado como FLA, amperagem corrente ou apenas amperagem. Alguns disjuntores estão categorizados em 100% da amperagem real, sendo possível evitar o cálculo anterior. Essa informação estará claramente visível no painel elétrico do disjuntor, se disponível no modelo em questão.
25,00 reais a unidade.
25,00 reais a unidade.
Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm. A diferença no diâmetro do furo que recebe os pinos é bem pequena, mas suficiente para impedir que você ligue um aparelho com plugue maior.
Este tipo de dispositivo é muito utilizado em instalações comerciais e residenciais e suas principais funções são: Manobra: Abertura e fechamento voluntário do circuito. Proteção contra sobrecarga: atua como disjuntor térmico. Proteção contra curto-circuito: atua como disjuntor magnético.