Novos e graves problemas sociais surgiram, provocados por abusos do capital sobre o trabalho. ... Foi no século XIX, em virtude do progresso da técnica, que a ordem socioeconômica foi transformada, afetando desastrosamente a classe operária; então é que o problema social tomou vulto de relevo.
A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.
A sociedade colonial era escravista e baseada na economia latifundiária. A primeira cultura a render lucros foi a cana-de-açúcar. Durante o período da sociedade colonial, o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de açúcar. ... A base da sociedade colonial brasileira era formada pelos negros escravos.
Quais as principais características da vida dos escravos no Brasil Colonial e Imperial? Resposta: - Trabalhavam muito (de sol a sol) em atividades pesadas (principalmente plantio e corte de cana) nos engenhos de açúcar. ... - Se alimentavam com comidas de péssima qualidade, fornecidas pelos senhores de engenho.
O século XX iniciou em 1 de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000. Foi um período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder.
Resposta. O Brasil, nessa época, já era republicano, mas existia a chamada política do café-com -leite, havia um "revezamento" dos presidentes apoiado pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo e o voto não era para todos (mulheres e analfabetos não votavam).
Na década de 1920 surgiram pequenas siderúrgicas, empresas de bens de capital e o início da produção de cimento, ocorrendo uma diversificação nos produtos industrializados. Apesar disso, a evolução produtiva nessa época foi muito modesta.
As Oligarquias dissidentes A aliança entre São Paulo e Minas Gerais ficou conhecida como a política do "café-com-leite". Contra a hegemonia política paulista e mineira insurgiram as oligarquias das Regiões Sul e Nordeste. No final da década de 1920 as pressões e conspirações das oligarquias dissidentes ampliaram-se.
O século 20 começou com o Brasil em recuperação econômica, adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com exportação de café, borracha, algodão e cacau. Os Estados Unidos substituíram a Grã-Bretanha como a maior potência econômica do Planeta. 1902 - Rodrigues Alves tomou posse como Presidente da República.
Resposta. Resposta: Foi com a Economia Cafeeira. Os comerciante de café com o crédito agrícola saquearam os cofres da nova república.
O período do final do século XIX e início do XX, é marcado pela Revolução Científico - tecnológica que mostra ao mundo as novas invenções, esta revolução possibilitou o desenvolvimento de novas fontes de energia, eletricidade e petróleo, surge com essas novas capacidades de energia os campos de exploração industrial, ...
O século XIX começou no dia 1 de janeiro de 1801 e terminou no dia 31 de dezembro de 1900. Foi um período histórico marcado pelo colapso dos impérios da Espanha, França, Sacro Império Romano-Germânico e Mogol.
Contudo, o estopim do conflito foi a morte do príncipe do império austro-húngaro por um jovem sérvio, assim o império declarou guerra à Sérvia. A partir disso, formaram-se duas alianças: a tríplice aliança (Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro) contra tríplice entente (França, Rússia e Reino Unido).
As 10 maiores guerras do mundo
Top 10 guerras mais mortais de todos os tempos
Segunda Guerra Mundial: esta guerra, que durou de 1939 a 1945, é considerada a mais letal da história, provocando a morte de 50 a 85 milhões de pessoas. Ela foi causada pela invasão da Alemanha à Polônia em 1939, e envolveu mais de 30 países.