Num caso típico de especiação alopátrica, depois de um longo período de isolamento geográfico, as populações podem se diferenciar tanto que perdem a capacidade de cruzamento entre si, tornando-se reprodutivamente isoladas.
O isolamento pré-zigótico consiste em barreiras que impedem que a fecundação ocorra. Como exemplos, podemos citar os isolamentos ecológico, temporal e comportamental, mecânico e gamético. ... Por fim, no isolamento gamético, o acasalamento pode ocorrer, mas a fecundação não ocorre por incompatibilidade dos gametas.
Isolamento pré-zigótico, ou seja, ocorre antes de haver formação de zigoto. O isolamento pós-zigótico ocorre sempre após o cruzamento entre os seres vivos (que não é o caso desse exemplo), com variadas maneiras de inviabilização do zigoto formado.
A especiação simpátrica diferencia-se da alopátrica pela ausência da separação geográfica. Nessa especiação, duas populações de uma mesma espécie vivem na mesma área, mas não há cruzamento entre as mesmas, resultando em diferenças que levarão à especiação, ou seja, a uma nova espécie.
Especiação é um processo que leva ao surgimento de uma nova espécie e pode ocorrer em consequência de uma barreira geográfica ou não. ... Como existe uma barreira geográfica entre as populações, elas não se cruzam. Dessa forma, com o tempo, ocorrerão o isolamento reprodutivo e o surgimento de novas espécies.
A especiação pode ser classificada em alopátrica, simpátrica e parapátrica. As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies.
Significa dizer que ambos são de espécies diferentes, ou seja, não geram descendentes férteis, mas tem características um pouco semelhantes.
O conceito biológico de espécie afirma basicamente que indivíduos podem ser considerados de uma mesma espécie quando vivem em populações naturais e são capazes de cruzar.
Resposta. Resposta: Principalmente a reprodução. Os de mesma espécie são capazes de cruzar e gerar filhos férteis entre si.