A função do espaço biológico é proteger os tecidos de sustentação do elemento dental da agressão bacteriana e suas toxinas, pois existe uma luta do organismo em manter sua integridade física. Por isso quando ocorre a invasão do espaço biológico ocorre uma migração apical dessas estruturas (MAYNARD, 1979).
Introdução: O espaço biológico (EB) é área de união da gengiva ao dente, constituído por epitélio juncional e inserção conjuntiva, medindo em média 2 mm.
As consequências da invasão do espaço biológico durante procedimentos restauradores são inflamação gengival mesmo com controle satisfatório de placa, sensibilidade gengival a estímulos mecânicos, recessão como forma fisiológica de remodelação e formação de bolsa periodontal11.
Para sondagem com uma sonda periodontal graduada (marcações em 3, 6, 8 e 11 mm), apenas uma leve pressão de 0,25N (25 g) deve ser aplicada. A ponta da sonda (diâmetro de 0,5 mm) é inserida suavemente ao longo do eixo do dente no sulco gengival. A profundidade de sondagem (PS) é lida a partir das marcações na sonda.
A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes. O profissional atuante nessa área é o periodontista.
Entenda qual é a função da periodontia. O periodontista, que é o profissional que atua nessa área, tem como missão e desafio diagnosticar e tratar as doenças periodontais. ... – Controle dos fatores de risco para doenças nas gengivas; – Atuação para prevenção de doenças por meio de procedimentos clínicos e cirúrgicos.
Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes. O periodontista faz o diagnóstico, adota ações preventivas e realiza o tratamento das alterações nesses tecidos.
Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.