Falar de morte não é algo comum....Mas através de estudos sabe-se que existem algumas atitudes importantes a ponderar em relação ao luto:
6 dicas importantes sobre o que dizer quando alguém morre
Até os 7 anos a criança cria fantasias e isso ajuda a elaborar seu mundo interno. Por isso, para falar sobre a morte os pais podem contar histórias, por exemplo, ou usar metáforas, como dizer para uma criança pequena que a pessoa virou uma estrela no céu.
Veja algumas dicas do que dizer para alguém que perdeu um ente querido:
NÃO TENTE FAZER A PESSOA IGNORAR O LUTO Para vencer o luto, é preciso, antes de tudo, vivê-lo. Por isso, evite frases como “vamos falar de outro assunto” ou “você precisa voltar à rotina normal”. Mesmo que seja difícil ver alguém querido sofrendo, tente respeitar o momento da pessoa e se oferecer para ouvir.
Ofereça seus sentimentos Quando souber do falecimento, tente entrar em contato com o conhecido ou amigo ou se estiver longe, mande uma mensagem até conseguir ir visitá-lo, já que é imprescindível que você esteja ao lado dele. Nesse momento, não é preciso dizer muito, “sinto muito pela sua perda” já é o suficiente.
O luto oficial é a forma do Brasil demonstrar sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém. Em regra, o Presidente da República é quem decreta o período para todo o território nacional, o governador e o prefeito municipal, para suas respectivas unidades federativas.
Nas culturas ocidentais, como é o caso do Brasil, colonizado por portugueses, o preto tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica em situações de luto. A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.
O Luto dá direito a dois dias de dispensa do trabalho. Hoje, o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a 2 (dois) dias consecutivos de ausência legal em caso de falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa declarada como dependente econômico na Previdência Social.
Os 5 estágios do luto
Luto é o processo que se inicia com uma perda. Ele segue até sua elaboração, quando o indivíduo enlutado volta, novamente, ao mundo externo. Trata-se de um período de recolhimento. Uma experiência emocional profunda e individual que se define pela capacidade de lidar com essas perdas.
Elaboração do luto
Conheça os tipos de luto existentes
Reencontrando o caminho
Só quem já perdeu alguém próximo sabe a dor e a confusão emocional que é lidar com essa ausência. Vários sentimentos (como tristeza, raiva, saudade, frustração, impotência, solidão), se misturam em uma coisa só, que chega a doer fisicamente.
Os estudos científicos mostram que estas terapias alternativas têm sido eficazes no alívio da dor de cabeça e a fibromialgia.