Ao final de cada bimestre o aluno recebe sua nota parcial e após receber as quatro notas correspondentes aos bimestres escolares, a conta para se obter a média final é muito simples. Somam-se as quatro notas parciais de cada bimestre e obtendo um número total, basta dividi-lo por 4 (equivalente a cada nota parcial).
Você vai somar todas médias e dividir por 4. Depois é só ver quantos pontos falta para chegar até 28 (se a média na sua escola for 7), ou 24 (se a média for 6). Somando essas médias dá 25. Se a média da escola for 7, o aluno irá pra recuperação precisando de 3 pontos, se a média for 6, o aluno terá passado.
SAIBA COMO CALCULAR A NOTA QUE PRECISA TIRAR NO EXAME PARA SER APROVADO. Para saber a nota mínima a ser tirada no Exame, pegue o valor da Média dos Bimestres e subtraia de 10,0 a diferença representa a nota mínima a ser tirada para aprovação. VOCÊ ESTARÁ REPROVADO NA DISCIPLINA SE: OBS.
Em algumas escolas são notas assim: 1 etapa vale 30 pontos e o minimo é 18, na 2 e na 3 etapa vale 35 pontos e o total é 100. Quando a pessoa não atinge a média,se diz que ela está "em recuperação". Segundo alguns teóricos, isso não é algo necessariamente ruim, mas uma etapa no processo de aprendizagem.
A quantidade de pontos no Enem para conseguir vaga na faculdade depende do processo seletivo em que você for concorrer. Nos mais disputados, a nota mínima para entrar pode ultrapassar os 800 pontos! Nos mais tranquilos, com cerca de 450 pontos na média das provas já dá para garantir uma vaga.