Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.
Pode ser constituída por uma só palavra:«Silêncio!»; por várias palavras, com ou sem verbo:«Que dia bonito!», «Vivo em Lisboa.» Uma oração contém sempre um predicado, isto é, um verbo acompanhado ou não de complementos, que pode estar expresso ou oculto e que indica uma acção, uma qualidade ou um estado.
Classificação de orações
Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de substantivo, então a oração se classifica como oração subordinada substantiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de adjetivo, então a oração se classifica como oração subordinada adjetiva.
C) Como se classifica a oração "QUE 1 ponto VIVEM EM MONTANHAS"? ... b) Oração subordinada adjetiva restritiva
A vírgula é uma pontuação usada para separar expressões em uma frase, enfatizar e impedir ambiguidades. Portanto, seu uso vai além da pausa rítmica. A vírgula é o sinal gráfico da gramática que possui amplas funcionalidades. ... A vírgula é um sinal de pontuação para separar expressões.
Pontuação
Marcelo era assim mesmo: não tolerava ofensas. Resultado: corri muito, mas não alcancei o ladrão. Em resumo: montei um negócio e hoje estou rico. Obs.: os dois-pontos costumam ser usados na introdução de exemplos, notas ou observações.
São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).
Dois-pontos na introdução de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência: Concluindo: será necessária a colaboração de todos, sem faltas. Dois-pontos na introdução de palavras que indicam observações, notas, exemplos, informações importantes,… Dica: não se usa crase antes de palavras no masculino.
As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: ... Quando a informação depois dos pontos for uma citação entre aspas, esta começará com letra maiúscula.
A repetição de dois sinais de dois pontos na mesma frase é ou tem sido possível, pelo menos, em textos literários, embora se trate de um uso muito marginal que a maioria dos prontuários, das gramáticas de referência ou dos guias gramaticais não chega a mencionar1.
Resposta: Estou alegre hoje, porque vou ao circo. Explicação: 'Porque' é utilizado em explicações, por isso se enquadra melhor na frase acima.
Por exemplo: Daí por que não aceitei seu pedido de desculpas. (= Daí o motivo por que não aceitei seu pedido de desculpas.) Eis por que estou tão alegre.
É que há toda uma geração de brasileiros que aprendeu o seguinte: por que separado se usa em perguntas; porque junto se usa na resposta. ... Utilizada em perguntas diretas e indiretas; em frases afirmativas/negativas e exclamativas; em títulos de obras/artigos. Equivale a por qual razão / por qual motivo.