AS CARACTERÍSTICAS DA GEOGRAFIA NEOPOSITIVISTA A escola neopositivista de Geografia se caracterizou por promover uma revolu- ção no pensamento geográfico, na tentativa de transformar a Geografia numa verda- deira ciência (“cientismo”). Essas transformações abrangeram três aspectos básicos.
Em outras palavras, o conhecimento deve partir de uma observação dos fatos. Quais desses importantes pensadores foram as maiores influências para os pensadores do Círculo de Viena? d) Auguste Comte, Frege e Einstein.
Qual a direção das reflexões filosóficas que os pensadores do círculo de Viena trazem a público com o seu manifesto “A concepção científica do mundo”? a. ... Pensar as bases epistemológicas da ciência.
O princípio proposto por Popper, em vez de buscar a verificação de experiências empíricas que confirmassem uma teoria, buscava fatos particulares que, depois de verificados, refutariam a hipótese. Assim, em vez de se preocupar em provar que uma teoria era verdadeira, ele se preocupava em provar que ela era falsa.
Karl Popper se dedicou ao pensamento do racionalismo crítico. Ao buscar responder ao que é ciência, formulou o Método Hipotético Dedutivo e se tornou um dos maiores pensadores da filosofia contemporânea.
Verificado por especialistas. Karl Popper foi um dos revolucionários da metodologia científica, sendo uma de suas principais ideias a rejeição do indutivismo clássico no método científico, sendo a favor do falsificacionismo. Ele também se opõe à filosofia justificacionista clássica do conhecimento.
Popper defendeu que, se a ciência se baseia na observação e teorização, só se podem tirar conclusões sobre o que foi observado, nunca sobre o que não foi. ... Assim, qualquer afirmação científica baseada em observação jamais poderá ser considerada uma verdade absoluta ou definitiva.
A ciência é infinda, mas limitada. Alguns limites são internos: as regras, leis, princípios, teoremas, etc., que a própria ciência produz. Outros, impostos pelas técnicas e instrumentos de medida, são provisórios. ... Os verdadeiros limites da ciência são, porém, de natureza ética, política, económica e financeira.