Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:
O balanço patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. ... A demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa.
Para elaboração do balanço devem ser efetuados vários ajustes e reclassificações nas contas patrimoniais, como estoques, empréstimos, etc.
Os principais indicadores são:
Enquanto o DRE traz a relação de receitas e despesas da empresa, o Balanço Patrimonial busca fazer um levantamento dos passivos e ativos da empresa....Esse tipo de percepção pode ser obtida através dos indicadores financeiros como:
Algumas contas no balanço patrimonial devem ser reclassificadas para melhor representar as aplicações e as origens dos recursos informados no balanço patrimonial. São exemplos delas: Duplicatas descontadas: essa é uma conta redutora de duplicatas a receber (Clientes).
A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, ou uma representação estruturada da posição financeira da empresa. Em conjunto com o balanço patrimonial, esse é o principal relatório contábil que você pode apresentar ao seu cliente, já que contém o resumo dos resultados da empresa.
A DRE é uma demonstração econômica relacionada à geração de resultados de uma empresa. Ela é apresentada de forma dedutiva, ou seja, trabalha com um valor como referência, normalmente a receita bruta, e a partir dele extrai os valores de custos e de despesas até chegar ao lucro ou ao prejuízo do exercício.
Algumas das principais técnicas de análise econômica-financeira que você pode utilizar ao fazer a sua Análise das Demonstrações Contábeis são:
Como o nome sugere, a Análise Vertical do Fluxo de Caixa é realizada de cima para baixo ou de baixo para cima. Por meio dela é possível analisar em quais os totais o volume de receitas ou despesas está mais concentrado.
Como analisar a DRE
Para início de análise, levamos em consideração que a construção do DRE acontece a partir de valores que são referentes à receita bruta de vendas ou serviços prestados e suas deduções (impostos e abatimentos). A partir dessas informações, é possível encontrar o valor da receita líquida das mesmas vendas e serviços.
O registro contábil do encargo de depreciação será feito a débito de uma conta de custo ou despesa operacional e a crédito da conta redutora do ativo imobilizado intitulada depreciação acumulada. Para maiores detalhamentos, acesse o tópico Encargos de Depreciação no Guia Contábil Online.
De forma simplificada, amortização é quando ocorre a perda de valor do capital aplicado referente a obtenção de um ativo intangível que possua o exercício de duração limitado. ... Além disso, é possível conferir os números de amortização no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).
Amortização na contabilidade, também conhecida como amortização contábil, é a operação que registra a diminuição do valor de bens intangíveis no ativo permanente de uma empresa.
A amortização é a redução do valor dos bens Intangíveis, a depreciação dos bens tangíveis, já a exaustão é a redução dos bens referentes aos recursos naturais esgotáveis. ...
Já a amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.