Resposta. Os persas (babilônicos, atual iraquianos) tinham um excelente sistema de correios. ... O império persa era organizado em 20 satrapias (províncias), que eram interligadas por um serviço de correio eficiente, iniciado pelo rei Ciro em torno de 535 a.C.
Os persas viviam da agropecuária, da mineração, do artesanato e dos impostos cobrados aos povos subjugados. A construção da Estrada Real propiciou o desenvolvimento do comércio, pois tornou as viagens mais rápidas e seguras.
A cultura dos persas era formada pela religião do Zoroastrismo (religião dualista), no campo arquitetônico havia grande influência dos povos da mesopotâmia e egípcios, com grandes construções de palácios, fortalezas e templos.
Os persas obtiveram êxito em razão de sua política de descentralização administrativa e da construção de diversas estradas, o que favorecia o deslocamento do exército. Durante a Antiguidade, a região da Mesopotâmia foi marcada por um grande número de conflitos.
O Imperador Dário dividiu o império em vinte províncias com o nome de satrapias, governadas pelos sátrapas. Eles pagavam impostos ao imperador de acordo com a riqueza que detinham. Havia uma tropa em cada satrapia para vigiá-las. O objetivo era evitar a concentração de poderes nas mãos dos sátrapa.
Grandes conquistadores, os persas dominaram a Babilônia, a Palestina, a Fenícia e o Egito. Coube-lhes a proeza, no século VI a.C., de unificar vários povos da Crescente Fértil e construir o maior império da época, que se estendia do Mediterrâneo oriental até a Índia.
1 - O fim do Império persa está relacionado com os conflitos gregos, com Dario I tentando invadir a Grécia mas foi derrotado na Batalha de Maratona e em outras batalhas, sendo obrigados a se retirar e a reconhecer a hegemonia grega.
Significado de Sátrapa substantivo masculino Governador de uma província, entre os antigos persas. [Figurado] Pessoa que leva vida faustosa, sibarita; grande senhor; déspota.