(TC) Espaço aéreo focal, arredondado, com 1 cm ou mais de diâmetro, demarcado por parede fina, habitualmente múltiplo ou associado com outros sinais de enfisema pulmonar. É o termo preferido para descrever todos os espaços contendo ar no pulmão, com exceção de pneumatocele.
Em imagens axiais, pressupõe-se que estejamos vendo o paciente a partir de baixo. O lado direito do paciente está a sua esquerda. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA : Imagens tridimensionais a partir do conjunto de dados axiais originais que podem ser visualizados em qualquer direção (ângulo).
Raio X é um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas de diversas partes do corpo. Ele funciona como uma fotografia que mostra órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas.
Corresponde à relação entre o posicionamento do paciente e a incidência do raio central (RC). Descreve a direção dos raios X quando este atravessa o paciente, projetando uma imagem no filme radiográfico ou em outros receptores de imagem. (O feixe de raios X pode ser descrito como o raio central ou RC).
Indicações do RX do abdómen A presença de náuseas, vómitos, obstipação (intestino preso), presença de gases, diarreia, massas abdominais, hematúria (sangue na urina), localização de objetos que possam ter sido engolidos, controle da posição de drenos, entre outras, são indicações para a realização do exame.
z Rotina radiográfica básica: a rotina para o estudo radiográfico da articulação do joelho consiste em: anteroposterior (AP) e perfil externo (PExt). Para o estudo da patela, deve ser acrescentada a axial inferossuperior de patela.
As incidências mais frequentemente realizadas são a antero-posterior (AP) e o perfil, que podem ser pedidas em conjunto (2 incidências). Pode também ser solicitada a incidência oblíqua.