No processo de cromagem a peça, após passar pelas etapas de lavagem, desengraxe químico, desengraxe eletrolítico, decapagem e ativação, vai para um tanque contendo água e o metal a ser depositado junto com aditivos (como, por exemplo, o ácido bórico) onde efetivamente ocorre a eletrodeposição do cromo.
O método químico de niquelagem de metais se baseia inteiramente em uma reação química para aplicar a camada de níquel. A niquelagem de metais eletrolítica geralmente executa a técnica de deposição de uma camada de cobre sobre o material a receber revestimento, criando um substrato.
Quando imersos na cuba de zincagem, o ferro e o aço são imediatamente molhados pelo zinco. Ao se retirar as peças do banho, uma quantidade de zinco fundido é arrastada sobre as camadas de liga e, ao se solidificar, transforma-se na camada externa de zinco praticamente puro.
Como é feita a galvanização eletrolítica? A técnica também conhecida como zincagem eletrolítica, tem seu início na aplicação do zinco através de uma corrente elétrica. Dessa maneira, o material é transferido do anodo para o aço carbono negativamente carregado.
A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc.
Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).