Nas cavidades nasais, encontramos um tecido epitelial rico em glândulas que secretam muco. Esse muco, em razão de sua propriedade pegajosa, é capaz de reter partículas finas, bactérias, poeira e outras substâncias presentes no ar. Além disso, essa secreção ajuda a umedecer as vias respiratórias.
Na faringe, esôfago e intestino (grosso e delgado) serve para facilitar o deslocamento do bolo alimentar através de movimentos peristálticos, além de facilitar na digestão e evitar agressões físicas durante o percurso no trato.
O epitélio respiratório é caracterizado por ser pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, é um epitélio de revestimento altamente especializado, as células caliciformes e os cílios são importantes mecanismos de defesa desse epitélio, o muco e os movimentos ciliares retém partículas provenientes ...
Sempre abrir. Células caliciformes são unidades especializadas na produção de muco no revestimento do lúmen de alguns órgãos. Elas são células epiteliais originalmente colunares, mas que possuem formato de cálice quando preenchidas por grânulos de muco, por isso, a denominação “caliciformes” – em forma de cálice.
Resposta: Há uma bifurcação na traqueia, que leva o ar para os dois pulmões. Chegando no pulmão, o ar atinge os brônquios, que têm pequenas ramificações, chamadas bronquíolos, responsáveis por transportar o ar inspirado até os alvéolos pulmonares, onde são feitas as trocas gasosas.
Ao entrar pelas cavidades nasais, o ar percorre a faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos até chegar aos alvéolos pulmonares, nos pulmões. As cavidades nasais são revestidas por pelos que podem reter poeiras e microrganismos.
As cartilagem mantem sempre o lúmen traqueal aberto, permitindo a passagem de ar. A laringe possui cartilagens para impedir que o impacto do alimento feche a traqueia também.
Resposta. O ar inspirado, rico em oxigênio, passa pelas vias respiratórias, sendo filtrado, umedecido, aquecido e levado aos pulmões. ... O ar expirado é pobre em oxigênio, rico em dióxido de carbono e segue caminho oposto pelo trato respiratório.
Resposta: O ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. ... Depois, o ar passa pela faringe e continua seu caminho pela laringe. De lá, passa para a traqueia, que se divide em dois tubos, bem curtos, chamados brônquios.
Resposta. É na inspiração também que os músculos intercostais e o diafragma contrai, o pulmão aumenta, se enche de ar, aumenta seu volume e diminui sua pressão.
Respiração pulmonar é um tipo de processo realizado pelos alvéolos que se localizam no nosso pulmão. Isso permite a entrada de oxigênio em nosso sangue e a saída do gás carbônico do nosso pulmão.
A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação. A entrada do ar é importante, pois garante que oxigênio seja levado até o sangue para, então, ser distribuído às células.