A Educação Física Inclusiva resulta do convívio social de todos os alunos, independente do seu talento, deficiência, origem sócio-econômica, étnica ou cultural, cujo objetivo é trabalhar corpo e movimento, sendo consideradas todas as características dos educandos em todas as suas dimensões, tais como: cognitivas, ...
Quando inserimos esse esporte no contexto escolar ao invés de promover a inclusão, na verdade, estamos sendo coniventes com a exclusão, pois os mais habilidosos (minoria) integram a equipe e os menos habilidosos (grande maioria), geralmente, acabam sendo deixados de lado.
Mas, há uma diferença entre elas. Na educação física inclusiva, os alunos participam das mesmas atividades propostas a todos. ... Já na educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam as atividades físicas separadamente de seus colegas.
surgiu na década de 1950 e foi definida pela American Association for Health, Physical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados.
É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com necessidades especiais. ... A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.
Na modalidade educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separadamente de seus colegas. Ou seja, não participam das mesmas atividades que os demais estudantes. Na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas.
O esporte adaptado, ou esporte inclusivo, compreende o esporte direcionado para os deficientes. Dessa forma, diversos aparelhos e locais são adaptados de acordo com as necessidades e tipos de deficientes, para que eles também tenham a oportunidade de praticar.
Modalidades de esporte adaptado
O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, com atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como natação e atletismo para deficientes visuais. ... Eram os primeiros jogos para atletas com deficiência fisíca.
O esporte adaptado surge para proporcionar a pessoa com deficiência física a integração ao meio social, e proporcionando benefícios físicos nas quais ele necessita para sobreviver e ter uma melhor qualidade de vida.
Praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores. Aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
Aumenta o condicionamento físico e a resistência Com músculos fortes, você conseguirá se movimentar melhor e terá menos cansaço. Além disso, você terá mais fôlego e seu coração conseguirá bombear mais sangue, o que pode evitar o surgimento de doenças cardíacas. Os benefícios do esporte para a saúde são muitos.
O esporte é de extrema importância para os jovens pois, além de contribuir na formação de caráter e valores, pode trazer benefícios não só físicos, mas também em âmbito social e econômico, podendo até transformar a vida de uma família.
A prática constante de atividade física é capaz de promover a melhora na saúde emocional, proporcionando momentos agradáveis e relaxantes, dando base para uma percepção positiva da vida. O corpo, ao praticar um esporte, libera diversos hormônios que trazem sensações de bem-estar, como a endorfina e dopamina.
Todo mundo sabe que a prática de exercícios traz uma série de benefícios para a saúde. Músculos, sistema circulatório, respiratório, ossos, são áreas que se beneficiam dessas atividades. Ela conta que a prática de exercícios físicos combate a depressão. ...