Segundo essa teoria, a vida teria surgido a partir de um processo de evolução química, onde compostos inorgânicos combinaram-se originando moléculas orgânicas simples (açúcares, aminoácidos, bases nitrogenadas, ácidos graxos etc.), que se combinaram produzindo moléculas mais complexas como proteínas, lipídeos, ácidos ...
O relógio molecular é uma técnica em evolução molecular para relacionar o tempo de divergência entre duas espécies com o número de diferenças moleculares medidas entre as sequências de DNA ou proteínas. Quanto mais aparentados geneticamente, menor o tempo de separação entre duas espécies.
É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
→ Produtores: São os seres autótrofos, ou seja, que são capazes de produzir seu próprio alimento. Eles representam sempre o primeiro nível trófico de uma cadeia ou teia alimentar. Nesse grupo, temos as plantas, algas e algumas bactérias. ... Como exemplo de decompositores, podemos citar os fungos e bactérias.
As plantas são as produtoras: elas geram seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese. ... Os organismos produtores são chamados de autótrofos, pois geram seu próprio alimento. Os consumidores e decompositores são chamados de heterótrofos, pois se alimentam de outros organismos.
e) (1) - consumidores primários; (2) - produtores; (3) - consumidores secundários. Alternativa “d”. Os organismos autotróficos em uma cadeia alimentar recebem o nome de produtores. Já os organismos heterotróficos podem ser consumidores ou decompositores.
Os principais produtores são as plantas, já as bactérias e fungos formam o grupo dos decompositores.
A energia pode ser representada através das chamadas pirâmides ecológicas. Uma pirâmide de energia mostra a quantidade de energia química potencial que está disponível em cada um dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar. A base da pirâmide sempre é representada pelos organismos produtores seguidos dos consumidores.
Quando um organismo se alimenta do outro nas relações da cadeia alimentar, há transferência tanto de energia quanto de matéria. ... A energia solar, captada e transformada pelos produtores, é devolvida ao meio na forma de energia térmica pelos próprios produtores, consumidores e decompositores.
A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. No ecossistema, os organismos podem ser classificados como produtores, consumidores e decompositores, de acordo com a forma de obtenção do alimento. ...