FILOSOFIA doutrina que rejeita a validade universal dos valores (morais, estéticos, etc.)
Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. A opinião e o ponto de vista são importantes meios válidos de conhecimento. ... Toda a verdade é relativa a uma cultura ou sociedade específicas.
Um dos problemas mais sérios que encontramos ao estudar certas disciplinas filosóficas, como a Ética e a Política, consiste no relativismo. ... Em outras palavras, a verdade no relativismo é aquilo que eu percebo como verdade, independentemente da opinião alheia ou das conclusões obtidas pelos outros.
Max Weber, em suas obras sobre epistemologia, abre espaço para o relativismo nas ciências da cultura quando diz que a ciência é verdade para todos que querem a verdade, ou seja, por mais diferentes que sejam as análises geradas por pontos de vista culturais diferentes, elas sempre serão cientificamente verdadeiras, ...
Desde a Antiguidade, com o filósofo Protágoras de Abdera, havia uma escola filosófica que defendia essa visão. No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou força, através das obras de Franz Boas (1858-1942).
A ideia do etnocentrismo surge a partir do século XVI, em função do encontro entre os europeus e as sociedades das Américas, da África e da Ásia. Esses encontros geraram relatos de viagens, narrativas descritivas, investigações e todo tipo de documentos históricos sobre as populações nativas.
William Graham Summer
O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro. Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas.
Podemos citar exemplos de etnocentrismo no caso dos europeus durante o período colonial, que acreditavam ser superiores e mais civilizados que os outros povos, e isso era uma das suas justificativas para a escravidão. ... Etnocentrismo é ver sua própria cultura e povo como sendo os melhores do mundo.
Resposta. Resposta: Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
E assim somos etnocêntricos. ... Um dos perigos do etnocentrismo (e não vou abordar os mais radicais) é o não estarmos de coração aberto para receber uma nova cultura e assim as nossas viagens não passam de selfies ou fotos tiradas em monumentos de relevo para publicar numa rede social qualquer.