A auditoria interna presta avaliação ao examinar e reportar sobre a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controle desenvolvidos para ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos, operacionais, financeiros e de conformidade.
Quais são as principais funções de um auditor contábil?
A informação gerada pela auditoria interna de gestão quando bem elaborada, é de grande importância e contribuição para a entidade atingir seus objetivos. Essa informação é um instrumento eficaz para agregar valor às decisões da organização como também para identificar e potencializar os resultados desejados.
Os testes de auditoria proporcionam ganho de tempo, e ao mesmo tempo garantem ao auditor uma avaliação global das informações e sistema de controles internos da organização.
A Auditoria Interna possui grande importância para as organizações, pois ela: Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis; Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica patrimonial e financeira das empresas; Assegura maior exatidão dos resultados apurados.
Conheça agora as 4 etapas para realizar auditorias de qualidade com sucesso:
A Auditoria Governamental, subdivide-se em três espécies principais (ISSAI 100): Auditoria Financeira e Auditoria de Conformidade e Auditoria de Desempenho. As duas primeiras são denominadas auditoria de regularidade, já a terceira, é denominada auditoria operacional. A seguir conheça os detalhes.
No caso de uma auditoria, o escopo é o objetivo que se pretende alcançar com a auditoria. “Escopo é um termo do gerenciamento de projetos para os objetivos combinados e os requisitos necessários para completar um projeto.