Temos três tendências que fazem à base para um entendimento do processo de concepção da linguagem, que são elas: primeira tendência - linguagem como expressão do pensamento; segunda -linguagem com o objetivo da comunicação e a terceira tendência do processo de interação verbal.
O aprendizado com a linguagem se dá por meio do uso que fazemos dela na interação (oral ou escrita) que estabelecemos com o outro. Ao contrário das concepções anteriores, esta concepção situa a linguagem como um lugar de interação humana, como o lugar de constituição de relações sociais.
Qual é a importância da análise do discurso para a leitura e interpretação de texto? ... Compreender o que diz o texto, qual é a sua mensagem implícita. e. Incentivar a identificação e análise dos aspectos centrais do conteúdo de um texto.
Como referencial teórico, assumimos a perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, por compreender que essa abordagem possibilita a compreensão da interação verbal instaurada pela leitura, em suas condições concretas de produção.
Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.
Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.