(UFPar, 1985), também contempla a locução na verdade, que quer dizer “realmente, certamente, de certo, por certo” e já foi usada até por Machado de Assis no romance D. Casmurro: “Na verdade, Capitu ia crescendo às carreiras.” O fato é que não se pode fugir dessa locução quando se trata de linguagem coloquial.
Veracidade é a comprovação daquilo que é verdadeiro. O significado de veracidade está intimamente ligado a tudo o que diz respeito à verdade ou à capacidade de alguém dizer sempre aquilo que é confiável. Já a realidade é a qualidade ou característica do que é 4real. o que realmente existe; fato real; verdade.
As possibilidades do conhecimento: O ceticismo prega a impossibilidade de conhecermos a verdade. O dogmatismo defende a possibilidade de conhecermos a verdade. Ceticismo absoluto: Tudo é ilusório e passageiro. Consiste em negar de forma total nossa possibilidade de conhecer a verdade.
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
São as duas grandes orientações da teoria do conhecimento: a) Física e Metafísica.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.
O ceticismo metodológico foi desenvolvido por René Descartes e consiste em duvidar de todos os conhecimentos que não sejam irredutivelmente evidentes. Segundo Descartes, tudo aquilo que não for completamente evidente e tudo aquilo que já nos tenha enganado no passado não pode ser considerado conhecimento verdadeiro.
Descartes utiliza-se do mesmo método daqueles céticos que não acredita que o mundo possa ser conhecido. Assim, ele duvida de tudo o que é possível duvidar (do corpo, das pessoas, de Deus, de si mesmo, do mundo, etc.) até que chega um momento em que a dúvida cessa.