No artigo 9°, parágrafo 1º, que regula o trabalho temporário, constou que: "É responsabilidade da empresa contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local por ela designado" (grifados).
são asseguradas aos empregados da empresa prestadora de serviços a terceiros, quando e enquanto os serviços, que podem ser de qualquer uma das atividades da contratante, forem executados nas dependências da tomadora, as mesmas condições relativas à alimentação garantidas aos empregados da contratante, desde que não ...
De acordo com a legislação brasileira, é de responsabilidade da contratante, ou seja, da tomadora dos serviços terceirizados, garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores terceirizados, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou local previamente convencionado em contrato.
A empresa tomadora, na terceirização, contrato o serviço empresarial oferecido, mas não a mão de obra ou certo trabalhador. Na terceirização lícita, quem deve fiscalizar, controlar e organizar as atividades do empregado (do serviço terceirizado) não é o ente tomador, mas sim o empregador, que é a empresa prestadora.
A terceirização acontece quando uma empresa passa a responsabilidade da realização de algum serviço para outra organização. Em um acordo como esse, está prevista a entrega de um trabalho em que os colaboradores não têm vínculo empregatício com a empresa contratante, apenas com a contratada.
A terceirização de mão de obra possibilita a redução de custos. Com a terceirização, a sua companhia não precisará lidar com os ônus da gestão de pessoas e outros problemas relacionados aos colaboradores. ... Afinal, ela não apenas reduz as despesas, como também aumenta a qualidade dos serviços nas áreas terceirizadas.
A terceirização corresponde à transferência de um determinado serviço à outra empresa. No Brasil, existe uma proposta de promover esse processo para todas as atividades. Entende-se por terceirização do trabalho o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço.
Uma empresa de terceirização é aquela que fornece bens ou serviços para outros negócios que estão em busca da redução da estrutura operacional, de custos e de recursos das atividades-meio. Assim, a medida torna a administração menos burocrática. A modalidade está disseminada por todos os setores da economia.
O que nos leva ao ponto principal: o terceirizado não é empregado de quem utiliza seu serviço, mas funcionário de uma empresa, chamada contratada ou prestadora de serviço, que irá fornecê-lo para prestar serviço a outra empresa, chamada contratante ou tomadora do serviço.
Resposta. Resumindo: a terceirização pode trazer ganhos de produtividade, custos menores e foco na especialização. Porém, há impactos para todos os envolvidos: funcionários, empresas e economia. ... As empresas vão acumular menos inteligência, menos porte e menos controle.
Tem por hipóteses de trabalho que a terceirização acarretará em um aumento significante de desemprego, pois uma vez que a empresa terceirize a atividade, as empresas estarão economizando em muitos recursos, tais como nos encargos trabalhistas.