EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. ... São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.
160) Tipos de EPI mais utilizados e prazo de duração previsto
Quais os tipos de EPI e suas funções?
Você sabe a diferença entre EPI e EPC? Nós explicamos! Dentre as principais medidas de segurança do trabalho estão o emprego e a utilização de equipamentos de proteção, tanto individual (EPI) como coletivo (EPC).
O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.
Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade.
NR 6 EPC – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA E EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é todo equipamento que tem por objetivo garantir a segurança do maior número de pessoas possível. ... De acordo com a NR-4 é responsabilidade do SESMT avaliar cada ambiente, colocar em prática medidas de segurança e assim eliminar possíveis riscos.
Entenda melhor a seguir!
Confira os EPIs mais comuns!
Enquanto os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados para proteger todos os trabalhadores dos possíveis riscos durante a realização das atividades. Eles podem (e devem) ser combinados com os EPIs.
O que é um EPC?
Qual lei ou Norma Regulamentadora trata sobre o uso do EPC? As Normas Regulamentadoras 4 e 9 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) fazem referência ao uso do equipamento de proteção coletiva. ... Já a NR 9, por sua vez, discorre sobre o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
EPC. Como o próprio nome sugere, os equipamentos de proteção coletiva (EPC) dizem respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores expostos a determinado risco.
Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas, a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em alguns casos, também será obrigada a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salário do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, ...
As medidas de proteção coletiva são providências estratégicas abrangentes ao coletivo dos trabalhadores expostos à mesma condição, de forma a eliminar ou reduzir, com controle, as incertezas e eventos indesejáveis, destinadas a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.
10.
Tipos de Inspeções de segurança
Como fazer as inspeções e análises de risco da melhor forma possível?