Manobra de Ortolani: detecta o deslizamento posterior do quadril para dentro do acetábulo. Manobra de Barlow: detecta o deslizamento do quadril para fora do acetábulo.
O Teste de Ortolani, como também é chamado, diagnostica, por meio de flexões das perninhas das crianças, a estabilidade do quadril, mostrando se há luxação. O termo mais utilizado hoje para esta doença é: Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ).
Usam-se dois procedimentos de triagem: Manobra de Ortolani: detecta o deslizamento posterior do quadril para dentro do acetábulo. Manobra de Barlow: detecta o deslizamento do quadril para fora do acetábulo.
O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como “Teste do Olhinho”, é um exame capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como a catarata congênita e o retinoblastoma.
A terminologia "Displasia do Desenvolvimento do Quadril - DDQ" descreve o amplo espectro de alterações que atingem o quadril em crescimento, desde a displasia até a luxação da articulação, passando pelos diferentes graus de subluxação da coxofemoral.
A luxação congênita de quadril (LCQ) é a perda do contato da cabeça do fêmur com o acetábulo ao nascer.
A luxação do quadril é uma situação em que a cabeça do osso da coxa (fêmur) saiu de seu encaixe, em uma cavidade na articulação do quadril (acetábulo) e assim as duas partes da articulação ficam separadas. O quadril lesionado causa muita dor e a pessoa talvez não aguente o próprio peso sobre a perna.
A pessoa deve ser transportada deitada numa maca porque não consegue apoiar o peso sobre a perna e também não consegue ficar sentada. Enquanto a ambulância não chega, se for possível, pode-se colocar uma compressa com gelo diretamente sobre o quadril para que o frio possa anestesiar o local, diminuindo a dor.
O que fazer em caso de luxação da articulação