A Reserva Extrativista Cuniã lozaliza-se no território de Rondônia e sua população é composta por nordestinos que migraram para o Norte, mas também é composta por índios da etnia Mura. A economia baseia-se na extração de seringais.
As comunidades tradicionais que vivem na reserva são os descendentes de índios que habitavam a região e os descendentes de migrantes do Nordeste vindos para Rondônia visando o trabalho nos seringais, são cerca de 90 famílias que moram na reserva.
Os faxinalenses enfrentam conflitos pela garantia de continuidade de seus territórios e modo de produção, que tem sido cada vez mais destruídos e expropriados para dar lugar a monoculturas ou plantações de árvores para posterior corte.
Cada um é dono de seus bois, cavalos, porcos e ovelhas, mas a terra é de uso comum, e todos os animais vivem à solta. Também a floresta é comunitária: dela os moradores extraem pinhão, erva-mate e plantas medicinais.
Cercas, nessas áreas, só para proteger os lotes de plantações – que são cultivados essencialmente para o consumo das famílias – e os pequenos animais, como as galinhas, de outros maiores.
Seguindo na contramão dos séculos que engessaram o sistema produtivo nacional com modelos baseados na concentração de terras, na monocultura e voltados à exportação, vivem as comunidades de fundo de pasto na Caatinga. Estas se caracterizam pela posse e uso comunitário da terra e dos seus recursos.
Os Fundos de Pasto são um tipo específico de comunidade camponesa que se territorializa no sertão semiárido do estado da Bahia. A sua principal especificidade está na organização do uso da terra que associa parcelas de apossamento individual e parcelas de uso comum.
Em biologia, uma comunidade é o conjunto de seres vivos que interagem uns com os outros em uma certa área. Essas espécies interagem através de cadeias alimentares, teias alimentares e pirâmides de energia. ... Em biologia, uma comunidade é o conjunto de seres vivos que interagem uns com os outros em uma certa área.
Verificado por especialistas O fato responsável por nomear a comunidade de fundo de fecho de pasto foi na Região Nordeste da Bahia com a ocupação do sertão com o objetivo extensivo de criação de gado.
Entre as principais causas,de acordo com o médico, estão a submissão das crianças à violência e à falta de carinho, além da ausência de limites.