Conheça a seguir 25 espécies de plantas existentes na Caatinga.
Seguem as espécies características do Cerrado:
No Pantanal, é comum a ocorrência de formações vegetais, entre elas estão os carandazais, nos quais o elemento predominante é a palmeira carandá, os buritizais, onde domina a palmeira buriti e os paratudais, formados por um tipo de ipê, o paratudo.
Plantas nativas são plantas que são encontradas em regioes que fazem parte de seu ecossistema natural ou seja elas só nascem no seu lugar de origem.
Barbosa afirma que muitas plantas do Cerrado têm só um terço de sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente com solo oligotrófico (pobre em nutrientes), desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas. ... Esse complexo sistema radicular retém água e alimenta as plantas na estação seca.
- Folhas com estômatos na face abaxial: As folhas recebem grande incidência de raios luminosos na face adaxial (superior), que faz com que ela aumente a transpiração. Estômatos apenas na face abaxial fazem com que a planta tenha menos perda de água.
As principais adaptações das plantas nativas às condições físicas do cerrado são: o sistema subterrâneo desenvolvido desde o estádio de plântula, com raízes que atingem grandes profundidades no solo em busca de água; caules subterâneos com função de reserva (xilopódio) e com gemas que permitem a rebrota das plantas ...
A raiz do tronco principal mede cerca de 25 metros, as demais têm cerca de dois metros. O maior cajueiro do Mundo pertence a espécie Anacardium Occidentale, da família Acaxardiáceae.
ipês
Os carvalhos são conhecidos por suas grandes raízes, que podem tirar água de profundidade sob a terra, tornando-os mais resistentes à seca. Um carvalho estabelecido possui raízes grossas, laterais à sua raiz principal, tendo cerca de 1,5 m de profundidade e trabalhando também para estabilizar a árvore.
Nada no mundo é como The Great Banyan, uma figueira-de-bengala (Ficus benghalensis) que cobre uma incrível área de quase 15 mil metros quadrados, o equivalente a dois campos de futebol oficiais. Esse número faz com que ela seja considerada a árvore mais ampla do mundo.
Na praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, encontra-se a maior figueira do Brasil, plantada em 1871.
Dinizia excelsa
A planta de 25 m de altura é um carvalho (cujo nome científico é Quercus palmer) está em uma região árida e se formou a partir de um conjunto de arbustos clonados.
A madeira de lei do pau ferro é muito dura, provavelmente a mais densa e pesada das Américas; alguns chamam-na de "ébano" brasileiro; esta densidade altíssima faz com que a espécie, especialmente em parques, seja constantemente atingida por raios. Era utilizada na confecção de tacapes.
Principais madeiras nobres e onde devem ser usadas
A Madeira mais cara do mundo A madeira mais cara vem de uma das árvores mais raras do mundo, a Madeira Negra Africana. Ela é usada principalmente para fazer instrumentos musicais de sopro, e seu valor chega a 25 mil dólares por metro cúbico!
Madeira de lei, ou nobre, é aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo em relação às outras. Esse tipo de madeira, diferente das comuns, é menos propensa a sofrer os impactos dos ataques de cupins, insetos em geral e umidade.
Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.
Pinus