A sepse é a reação exagerada do organismo a uma infecção, prejudicando o funcionamento de seus próprios tecidos e órgãos, podendo ser fatal se não for identificada e tratada rapidamente. Antigamente, a sepse era conhecida como infecção generalizada.
Entendemos como pacote no manejo da sepse a obtenção de amostra sanguínea para dosagem dos níveis de lactato, obtenção de amostras para hemocultura antes da administração de antibióticos, a própria administração de antibióticos de amplo espectro, administração de solução cristaloide na dose de 30ml/kg se o paciente se ...
O escore SOFA é considerado padrão ouro no diagnóstico da sepse e está relacionado a maior mortalidade; todavia não é prático, pois envolve parâmetros laboratoriais (plaquetas, creatinina, bilirrubinas, PaO2). O escore varia de 0 a 4, e uma pontuação igual ou superior a 2 representa disfunção orgânica.
Do total 85% e 95% dos pacientes receberam antibióticos com 3 e 6 horas, respectivamente.
A abordagem do enfermeiro inclui, pelo menos, sete procedimentos:
Choque é a expressão clínica da falência circulatória aguda que resulta na oferta insuficiente de oxigênio para os tecidos. É uma condição de alta mortalidade que deve ser identificada e tratada imediatamente.