O parasitismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica), em que um dos envolvidos é prejudicado (relação desarmônica). Nesse tipo de interação, uma espécie se associa a outra e passa a retirar o seu alimento desse indivíduo.
Entre os humanos e o piolho é uma relação interespecífica desarmônica, denominada parasitismo. O piolho suga o sangue dos seres humanos além de lhes causar doenças.
Exemplos: a sanguessuga, o piolho, a pulga, etc. Endoparasitas são os que se localizam nas partes internas dos hospedeiros. Exemplos: as tênias (solitárias), a lombriga, o esquistossomo, etc. - Quanto ao número de células, os parasitas podem ser classificados em unicelulares ou pluricelulares.
Em ecologia, chamam-se endoparasitas ou enteroparasitos, os parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro, como é o caso das tênias e nematelmintos. Invadem o corpo do hospedeiro para alimentar-se ou procriar. ... O hospedeiro e o parasita coevolute, às vezes nos chamados processos interações duradouras.
Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.