As Placas cimentícias são painéis fabricados em fibrocimento utilizados para construir paredes, fachadas, divisórias, mezaninos, forros, etc. Elas podem ser aplicadas tanto em áreas internas como externas, e se adaptam bem a ambientes secos ou molhados.
É importante ressaltar que a placa cimentícia deve sempre ser aplicada a uma distancia de pelo menos um cm do chão. Caso contrário, ela pode prejudicar a estrutura do cômodo. Depois de medir a distância que a placa fica do chão, é o momento de posicionar ela sobre a estrutura a ser revestida.
Placa cimentícia é um painel prensado e impermeabilizado feito de cimento, celulose, fio sintético e alguns aditivos. Ela é utilizada para vedação de paredes internas e externas, revestimento para piso, forros, fachadas, beirais, oitões, shafts, entre outras aplicações.
Características
O drywall, pode ser definido como um sistema de construção a seco composto por perfis, tratamento acústico (lã mineral – Isover) e placas de gesso inventadas em 1916 nos Estados Unidos e consiste em uma placa de gesso pré-fabricada, encapada com papelão ou fibra de vidro e que pode ser fixada em estruturas de aço ...
Basicamente, o sistema é composto por perfis de aço galvanizado (guias e montantes) que são fixados com uso de parafusos específicos. As placas cimentícias são acopladas sobre a estrutura, também utilizando parafusos próprios. E cada painel precisa ficar a cerca de 3 a 5mm de distância um do outro.
3 métodos eficazes para evitar os danos nas placas cimentícias:
Para evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento. Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.
É necessário atingir o ponto correto da massa e distribuir os pelotes de cola por todo o verso da chapa. Em cômodos pequenos, é possível aplicá-los diretamente na alvenaria. Nesse caso, o ideal é umedecer a superfície antes de aplicar a cola. O consumo médio de cola é de 2,5 kg por 0,50 m2 de chapa (ou superfície).
A fabricação dos revestimentos cimentícios Ao desenvolver uma fórmula de um piso, é misturado o concreto, agregados, pigmentações e outros produtos à uma mistura. Essa mistura, depois de pronta, é colocada em fôrmas para passar pelo processo de cura.
Os revestimentos cimentícios são placas de concreto, normalmente misturados com alguma matéria prima como vidro: pedras naturais, granitina (composto de cimento e pequenas pedras, normalmente na cor cinza e vermelha), entre outros. Essa mistura cria a possibilidade de várias cores, texturas e formas diferenciadas.
Para quem procura renovar o ambiente de forma moderna, os revestimentos cimentícios tornaram-se uma ótima opção. Por serem produtos feitos a partir do concreto, podem ser usados no acabamento de pisos ou paredes em áreas externas, fachadas e ambientes internos.